A escrita é uma arte. Um escritor pode ser considerado um artista. Escrever é um processo importantíssimo e cheio de nuances e criatividade. Mas por mais bonito e quase idílico que isso pareça, nunca podemos esquecer que um livro – mesmo que seja arte – é um produto. E um produto precisa ser vendido.

E mesmo que ele seja um produto excelente, como as pessoas vão comprar se nunca ouviram falar dele? Entra aí a importância do marketing e da assessoria de imprensa.

O que é o marketing e porque ele é importante:

Segundo o American Marketing Association, a definição é a seguinte: “O marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Isso significa entregar para o público o que ele deseja, mostrar o que já tem no mercado que o possa satisfazer. O objetivo principal no marketing não é vender algo, é torna-lo conhecido, confiável e indispensável para, aí sim, a venda ser feita.

Por isso, o marketing literário é importante, porque ele mostra para o público o produto, no caso o livro, apresenta suas qualidades, o torna confiável, interessante e, principalmente, conhecido. E, assim, as pessoas vão querer ler o que você tem a dizer.

O que é a assessoria de imprensa e porque ela é importante:

Ela é quem desenvolve o relacionamento da empresa, da marca ou do profissional com veículos de comunicação. É voltada para quem deseja dar visibilidade ao seu produto ou serviço perante o público por meio de mídias tradicionais, como jornais, sites e televisão, ou por mídias mais tecnológicas, como redes sociais e aplicativos.

O assessor de imprensa é a ponte, é quem liga quem quer falar com quem quer ouvir e divulgar.

Entre os inúmeros serviços de um profissional da área estão a criação de releases e notas, sugestão de pautas, intermediação de entrevistas, organização de eventos, clipping, criação de mídia kits e muito mais.

É possível que um autor pesquise sobre o tema e faça o seu próprio marketing e sua própria assessoria de imprensa, mas também é muito importante a contratação de um profissional graduado na área para alcançar melhores resultados.