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Às vezes pode parecer cansativo e desanimador ser escritor independente. Mas lembre-se que mesmo os autores best-sellers mundialmente reconhecidos já foram um dia iniciantes, já tiveram que fazer divulgação e marketing do seu próprio livro para amigos e conhecidos e se sentiram desesperançados.

 

E fazer seu próprio marketing não é fácil, nós sabemos. Por mais criativo que você seja, tem dias que as ideias simplesmente não aparecem. Mas é possível!

 

A escritora independente Julia Rietjens é alguém que sabe fazer o marketing dos seus livros. Ela já publicou Se Eu Fosse Um Clichê, Meu Gato Me Odeia, Como Ter o Pior dia dos Namorados da Sua Vida, As Viúvas, Um Papai Noel Só Para Mim, e 244 Ideias de Conteúdo Para Divulgar Suas Obras (click nos títulos para conhecer as obras), além de ter algumas histórias “no forno” para o ano que vem.

 

Redatora publicitária, ela é usuária ativa das redes sociais com seu perfil de escritora, e consegue resultados em vendas muito bons devido ao seu trabalho. Para dar um exemplo a # do seu livro Se Eu Fosse Um Clichê já alcançou quase 1 milhão de visualizações no TikTok, o que reverte em vendas.

 

Com suas ideias constantes de marketing, ela decidiu publicar o e-book 244 Ideias de Conteúdo Para Divulgar Suas Obras.

 

“Escrever é arte, vender é parte. Mas o que fazer quando você não tem nem ideia de como começar a vender o seu livro? Foi pensando nisso que criei o 244 Ideias de Conteúdo para Divulgar Suas Obras. Com um nome autoexplicativo, neste e-book te mostro os 6 pilares de conteúdo: Post motivacional, post interativo, post inspiracional, post descontraído, post professoral e post vivendo de escrita”, comenta. Além disso, Julia explica para o que cada um serve, e dá ideias do que postar em cada um. Ao final, a escritora ainda mostra como montar um calendário de conteúdo eficiente.

 

Vem ver 10 das ideias que você encontra na obra:

 

  1. Fale como você encontra a motivação para continuar escrevendo. Minha sugestão é começar a postagem com uma frase chamativa de impacto e continuar o texto explicando como se você mantém a motivação alta.
  2. Peça para os seus seguidores te ajudarem: eles darão uma palavra ou um tema e você deve escrever um microconto baseado nas sugestões deles todos ou escrever um microconto para cada uma das ideias. (É uma ótima maneira de sair do bloqueio criativo, aliás.)
  3. Crie uma brincadeira de “o que você faria?” e peça para os seus seguidores responderem. Por exemplo: o que você faria se conseguisse terminar de ler todos os livros da sua estante amanhã?
  4. Se você teve que superar algo para escrever o seu livro, conte como foi esse processo.
  5. Fale quais foram suas maiores inspirações para escrever o seu livro.
  6. Crie uma playlist que as pessoas possam ouvir enquanto leem a sua história.
  7. Use datas comemorativas para criar conteúdo. Por exemplo: 20/03 – Dia do contador de histórias. Use a semana para ler um capítulo por dia do seu livro em lives.
  8. Entreviste um autor.
  9. Mostre um antes e depois do seu livro. Desde o primeiro rascunho, ao produto final e fale sobre sua experiência.
  10. Conte como surgiu a ideia do livro. Foi de um sonho? De uma conversa? Ou de algo que realmente aconteceu com você?

 

Rápido e sucinto, esse livro vai te ajudar a atrair e conquistar mais leitores, e você não vai mais ficar quebrando a cabeça para fazer um único post. Clique aqui para ver mais informações sobre ele.

 

Você pode encontrar a Julia e mais dicas de escrita e de marketing nas suas redes sociais (@jurietjens) e seus aqui livros na Amazon.

 

E você, conta para a gente o que tem feito para promover seu livro?

 

Se você ainda não publicou, mas tem uma obra pronta, conte com a Editora Albatroz. Nosso atendimento personalizado, carinho com o autor e com o livro é nossa marca registrada. Peça aqui um orçamento.

 

Por Teca Machado