Às vezes pode parecer cansativo e desanimador ser escritor independente. Mas lembre-se que mesmo os autores best-sellers mundialmente reconhecidos já foram um dia iniciantes, já tiveram que fazer divulgação e marketing do seu próprio livro para amigos e conhecidos e se sentiram desesperançados.
E fazer seu próprio marketing não é fácil, nós sabemos. Por mais criativo que você seja, tem dias que as ideias simplesmente não aparecem. Mas é possível!
A escritora independente Julia Rietjens é alguém que sabe fazer o marketing dos seus livros. Ela já publicou Se Eu Fosse Um Clichê, Meu Gato Me Odeia, Como Ter o Pior dia dos Namorados da Sua Vida, As Viúvas, Um Papai Noel Só Para Mim, e 244 Ideias de Conteúdo Para Divulgar Suas Obras (click nos títulos para conhecer as obras), além de ter algumas histórias “no forno” para o ano que vem.
Redatora publicitária, ela é usuária ativa das redes sociais com seu perfil de escritora, e consegue resultados em vendas muito bons devido ao seu trabalho. Para dar um exemplo a # do seu livro Se Eu Fosse Um Clichê já alcançou quase 1 milhão de visualizações no TikTok, o que reverte em vendas.
Com suas ideias constantes de marketing, ela decidiu publicar o e-book 244 Ideias de Conteúdo Para Divulgar Suas Obras.
“Escrever é arte, vender é parte. Mas o que fazer quando você não tem nem ideia de como começar a vender o seu livro? Foi pensando nisso que criei o 244 Ideias de Conteúdo para Divulgar Suas Obras. Com um nome autoexplicativo, neste e-book te mostro os 6 pilares de conteúdo: Post motivacional, post interativo, post inspiracional, post descontraído, post professoral e post vivendo de escrita”, comenta. Além disso, Julia explica para o que cada um serve, e dá ideias do que postar em cada um. Ao final, a escritora ainda mostra como montar um calendário de conteúdo eficiente.
Vem ver 10 das ideias que você encontra na obra:
- Fale como você encontra a motivação para continuar escrevendo. Minha sugestão é começar a postagem com uma frase chamativa de impacto e continuar o texto explicando como se você mantém a motivação alta.
- Peça para os seus seguidores te ajudarem: eles darão uma palavra ou um tema e você deve escrever um microconto baseado nas sugestões deles todos ou escrever um microconto para cada uma das ideias. (É uma ótima maneira de sair do bloqueio criativo, aliás.)
- Crie uma brincadeira de “o que você faria?” e peça para os seus seguidores responderem. Por exemplo: o que você faria se conseguisse terminar de ler todos os livros da sua estante amanhã?
- Se você teve que superar algo para escrever o seu livro, conte como foi esse processo.
- Fale quais foram suas maiores inspirações para escrever o seu livro.
- Crie uma playlist que as pessoas possam ouvir enquanto leem a sua história.
- Use datas comemorativas para criar conteúdo. Por exemplo: 20/03 – Dia do contador de histórias. Use a semana para ler um capítulo por dia do seu livro em lives.
- Entreviste um autor.
- Mostre um antes e depois do seu livro. Desde o primeiro rascunho, ao produto final e fale sobre sua experiência.
- Conte como surgiu a ideia do livro. Foi de um sonho? De uma conversa? Ou de algo que realmente aconteceu com você?
Rápido e sucinto, esse livro vai te ajudar a atrair e conquistar mais leitores, e você não vai mais ficar quebrando a cabeça para fazer um único post. Clique aqui para ver mais informações sobre ele.
Você pode encontrar a Julia e mais dicas de escrita e de marketing nas suas redes sociais (@jurietjens) e seus aqui livros na Amazon.
E você, conta para a gente o que tem feito para promover seu livro?
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Por Teca Machado
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