Você quer escrever um livro, um conto ou uma novela, mas não sabe por onde começar?
Escrever bem não é a tarefa mais simples do mundo, mas também não é um bicho de sete cabeças. E, com sempre falamos por aqui, é uma questão de prática. Quanto mais você escrever, mais fácil vai ficar.
A Grammarly, empresa americana que ajuda a escrever melhor, fez um post com 30 dicas – e essas dicas não se aplicam só para livros, mas também para o dia a dia, afinal, você precisa saber se comunicar bem num e-mail se deseja ser um autor de sucesso, não é mesmo?
Dividimos o post em duas partes, então veja hoje as primeira 15 dicas:
30 dicas para tornar a escrita mais fácil – Parte 1
1- Defina metas de escrita.
Talvez você queira escrever um certo número de palavras por dia ou atualizar seu vocabulário. Você não pode alcançar uma meta a menos que tenha uma, então anote essa meta e trabalhe em direção a ela.
2- Escreva de manhã.
Para muitas pessoas, escrever fica mais fácil logo após uma boa noite de sono. Uma pesquisa da Grammarly também mostra que os madrugadores cometem menos erros de escrita.
3- Escreva diariamente.
Começar um grande projeto de escrita pode parecer intimidante se você não estiver acostumado com o ato de escrever. Pratique essa habilidade diariamente – seja uma frase curta ou um parágrafo inteiro – para se acostumar com o conceito mental e físico da escrita.
4- Inspire-se na pesquisa.
Antes de começar a escrever, faça uma leitura de reconhecimento. Tome notas enquanto você lê sobre o material do seu assunto. As ideias vão se formando à medida que você pesquisa.
Aqui vai uma dica de como fazer isso: Depois de entrar no processo de escrita, não pare para fazer mais pesquisas. Em vez disso, adicione um espaço reservado como [PESQUISA] e continue rolando. Você pode voltar para finalizar os fatos e adicionar referências quando seu primeiro rascunho estiver concluído.
5- Leve sempre um caderno e uma caneta.
A inspiração pode bater a qualquer momento. Não deixe um discurso emocionante para um personagem, uma frase poética ou um nome de projeto cativante para sua memória. Anote em um caderno dedicado ou crie um arquivo de nota em seu celular
6- Experimente escrever roteiros.
Uma das melhores dicas de escrita para aspirantes a escritores é usar um roteiro. Você pode encontrar inúmeros roteiros de escrita on-line adequados para todos os tipos de gêneros. Escolha um que estimule sua imaginação e encoraje você a ser criativo.
7- Faça um esboço.
Se você costuma divagar sem uma estrutura clara, comece com um esboço, um rascunho, uma primeira versão. Siga este processo simples e infalível para se organizar desde o início.
8- Seja conciso.
A brevidade é importante na comunicação profissional. Respeite o tempo de seu leitor sabendo exatamente o que você precisa comunicar antes de começar a escrever para que você possa manter sua mensagem concisa.
9- Use voz ativa.
Escrever em voz ativa anima sua escrita para que o sujeito esteja agindo em seu verbo. Uma voz ativa parece mais confiante e segura de si; também é uma ótima maneira de eliminar palavras supérfluas da sua escrita.
10- Não negligencie o contexto.
O leitor tem as mesmas informações e referências que você? Se não, certifique-se de fornecer contexto. Você não precisa dar toda a história de fundo, apenas preencha as partes que faltam para que sua mensagem fique clara.
11- Formate seu texto corretamente.
Use uma boa estrutura de formatação de texto. Fica mais organizado para quando você for reler, editar e para quando outro profissional, como um preparador de texto ou um revisor, for trabalhar nele.
12- Use seus sentimentos na escrita
Emoções são partes fundamentais de texto, principalmente se estamos falando de livros de prosa, poesia, autoajuda e outros. Deixe que seus sentimentos fluam pelas suas páginas pois isso deixa mais pessoal e envolvente.
13- Revise cuidadosamente, principalmente antes de enviar para outra pessoa.
Erros de digitação e gramática são ruins. Sempre. Analise seu texto e corrija erros antes de enviá-lo. Mesmo se você enviar para um revisor, quanto menos erros, melhor.
14- Escreva como você fala, dentro da razão.
Sua escrita deve soar natural e fluida. A menos que você esteja se comunicando em um contexto mais formal, escreva como se estivesse conversando com um amigo.
15- Não divague.
Acabamos de dizer “Escreva como você fala”, mas há uma ressalva – não divague. Evite voltas e reviravoltas sinuosas e não use palavras de preenchimento como “tipo”, “realmente”, e “você sabe”. Uma boa escrita deve ir direto ao ponto e evitar frescuras.
Fonte: Grammarly – Com adaptações
***
Fique de olho para as próximas dicas na semana que vem.
Seu livro já está pronto, mas você não sabe como publicá-lo? A Editora Albatroz sabe. Com experiência em centenas de livros, podemos dar vida à sua história. Entre em contato aqui para pedir um orçamento personalizado e tenha a certeza de que sua obra estará em boas mãos.
Por Teca Machado
Deixar um comentário