Como criar um cronograma de escrita em 2022

//Como criar um cronograma de escrita em 2022

Imagem: PixaBay

E começamos mais um ano!

 

E um novo ano é sinônimo de que?

 

De novos livros, tanto para ler quanto para escrever.

 

Se uma das suas resoluções de ano novo é escrever mais, uma boa maneira de fazer isso é criando um cronograma de escrita. Ele vai te ajudar a se organizar e a criar disciplina.

 

E é como sempre falamos: escrita é hábito. Quando mais você escrever, mais natural será.

 

O site Livro Bingo fez uma lista com 6 dias para criar um cronograma de escrita. Vem ver!

 

Dicas para criar um cronograma de escrita

 

1- Estabeleça as suas metas

 

Se escrever diariamente para você é um propósito, que tal estabelecer metas desafiadoras, mas que podem ser cumpridas se levadas a sério? Essas metas são fundamentais para o seu cérebro entender que algo precisa ser finalizado.

 

Além disso, você também se programa para tentar cumpri-las, pois, ao final, torna-se também um desafio pessoal. Não deixe de elencá-las de acordo com as suas necessidades de entrega e com a sua realidade pessoal. Não adianta escolher metas imbatíveis, pois a frustração poderá ser ainda maior.

 

2- Deixe lembretes por todos os lados

 

Quando estamos no processo de desenvolver a escrita, tentando manter uma constância, muitas vezes nos autossabotamos. Como isso acontece? Esquecemos o nosso compromisso com a prática ou soltamos o famoso “deixo para depois”.

 

Uma boa forma de vencer essa autossabotagem é colocar lembretes em todos os lugares ressaltando o momento de escrever. Por exemplo: post-its pelo computador, lembretes no celular, na agenda física e, por que não, na geladeira, na cabeceira da cama, e por aí segue.

 

O importante é trazer para a sua rotina essa constância, lembrando sempre desses minutos ou horas tão importantes. Então, seja bastante criativo!

 

3- Reserve um espaço na sua agenda

 

Essa dica pode ser um pouco batida para quem está montando um cronograma de escrita, mas vale muito a pena ser pontuada aqui. Como citado no início do artigo, muitas vezes o dia a dia corrido faz com que não nos planejamos para realizar distintas atividades. O que é prejudicial, principalmente, para a nossa saúde mental.

 

Uma maneira de resolver esse empecilho é justamente anotar na agenda o momento de começar e terminar de escrever. Seja na sua agenda física ou virtual, coloque também o que será necessário para deixar esse instante mais satisfatório. Por exemplo: carregar o notebook, apontar os lápis, separar uma garrafa d’água etc.

 

Além da melhora da performance, fará com que você não saia do espaço da escrita para pegar utensílios.

 

4- Faça uma pesquisa prévia

 

A pesquisa é fundamental em qualquer tipo de escrita. Se você estiver escrevendo um livro, por exemplo, é bacana dar uma olhada nas principais referências do gênero que está escrevendo. Assim, você consegue se espelhar nos melhores.

 

Já no caso de quem está escrevendo para a internet, como é o caso dos blog posts, essa pesquisa torna-se fundamental para impactar no ranqueamento — ou seja, nas visualizações orgânicas que seu artigo receberá.

 

Isso inclui: pesquisa palavras-chave, fontes, montar uma pauta, saber qual o número de palavras, etc. É bom que todo esse planejamento esteja pronto antes mesmo de você iniciar o texto, pois, assim, terá um direcionamento maior — e a possibilidade de terminar antes é bem maior!

 

5- Tenha constância

 

Não adianta, se você quer montar um cronograma de escrita assertivo, que melhorará a sua performance, essa prática precisa ser constante. Ou seja, não dá para começar na segunda e pausar na quarta.

 

Por mais que, muitas vezes, pareça difícil continuar (por diversos motivos), um empurrãozinho sempre é bem-vindo. E essa boa vontade precisa sair de você, escritor.

 

Tenha em mente que seguir esse cronograma fará com que as suas skills na área sejam aprimoradas, trazendo novas possibilidades e desafios. Quando você conseguir finalizar um texto tão almejado, verá que toda a jornada foi positiva.

 

6- Planeje o amanhã

 

Conseguiu alcançar a sua meta hoje? Que tal planejar o que você escreverá amanhã? Essa prática ao montar um cronograma de escrita é super saudável, pois nos faz ficar animado com o famoso “vem aí”.

 

Imagine que seus personagens ou suas personas não podem ficar esperando pela conclusão, que tudo precisa resolver o quanto antes possível. Lembre-se: o melhor momento para pensar no texto de amanhã é hoje.

 

Dica extra: faça tudo no seu tempo!

 

Por mais que o cronograma de escrita pareça muito fácil na prática, sabemos que a realidade é outra. Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais agitada, que exige mais e mais de nós. Dessa forma, faça tudo no seu tempo.

 

Seja um hobby ou sua profissão, o momento de escrever deve ser entendido como algo prazeroso. Se você tem um dia bem atarefado, reserve um espaço na sua agenda razoável, que dê para equilibrar essa prática com outras necessidades corriqueiras.

 

Como sempre pontuamos, o importante é não parar de escrever!

 

Fonte: Livro Bingo

 

Te desejamos um ótimo 2022, cheio de novas histórias! E quando quiser publicá-las é só falar conosco!

 

Por Teca Machado

By |2022-01-07T15:08:44-03:007 de janeiro de 2022|

Deixar Um Comentário