Como publicar um livro? Esse é o sonho de muitas pessoas e, se você está nessa etapa, provavelmente é porque já começou a escrever a sua história e pensa em logo vê-las nas livrarias, não é?

Tão importante quanto escrever uma boa narrativa, é encontrar a editora correta para que a publicação seja feita. Para isso, é preciso que você entenda os dois tipos de editoras existentes, as comerciais e as prestadoras de serviço. Depois de compreender o funcionamento de cada uma delas e de conhecer os prós e contras, poderá escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.

Continue a sua leitura e entenda como funciona a publicação de um livro!

Como publicar um livro em uma editora comercial?

Para começar, é importante saber que esse tipo de editora assume todos os custos da publicação, ou seja, você não terá que pagar nada. Porém, ela também não quer perder dinheiro. Afinal, precisa dele para se manter no mercado.

É por isso que nas editoras comerciais é muito difícil ter um livro aceito para a publicação. Além da concorrência ser enorme, elas preferem trabalhar com obras de escritores já consagrados ou que têm um bom histórico de vendas.

Com isso, diminuem os riscos de investirem em uma história que não tenha boa aceitação no mercado. Afinal, para que as editoras comerciais sobrevivam no mercado elas precisam receber o que investiram e garantir o lucro vindo dos livros. Se publicarem algo que não tem uma boa venda, têm prejuízo.

Como tudo, ou quase tudo na vida, publicar em uma editora comercial tem suas vantagens e desvantagens. Como pontos positivos se destacam:

  • Não há nenhum gasto com diagramação, revisão, capa e impressão;
  • Não há preocupação na hora de comercializar, já que a editora se responsabiliza por isso;
  • A divulgação é feita pela editora;
  • O lançamento ou noite de autógrafos são organizados pela editora;
  • A distribuição, venda e propaganda online é feita pela editora;
  • O seu nome será divulgado pela editora. Afinal, se ela investiu no seu trabalho, quanto mais conhecido você for, melhor será para ela, pois mais mais vendas do seu livro irão acontecer.

Embora as vantagens pareçam tentadoras, nem tudo é tão fácil e simples, como parece. Para conquistar um “sim” delas, você vai precisar se candidatar e esperar o prazo de uma por uma. Esse tempo demora bastante e, muitas vezes, chegam acompanhados de uma negativa da publicação da sua obra.

Quando isso acontece, você precisa enviar a sua narrativa para outra editora e esperar novamente, para ver se foi aceita. Isso pode levar meses ou até anos!

Como notou, também há desvantagens nesse tipo de editora como:

  • Recebe muitas propostas para a publicação de um livro, mas só pode aceitar algumas delas, visto que o orçamento é limitado;
  • Seleção rigorosa, já que é a editora quem vai bancar tudo.Ela só quer investir no que tiver a certeza de obter um bom retorno financeiro;
  • Demora para ter a resposta se o livro será ou não publicado, já que enfrenta muita concorrência;
  • A editora controla todo o processo e o autor não decide sobre a formatação da obra;
  • Boa parte do valor vendido fica com a editora. O escritor ganha uma pequena porcentagem. Sendo assim, você só receberá um bom lucro se tiver uma venda muito grande. Caso contrário, a quantia recebida pode ser muito baixa ou até nula;
  • Você vai perder muito tempo mandando as candidaturas para as editoras, e pode ser que não consiga a publicação com elas;
  • Terá gasto com o envio da narrativa, sem saber se terá ou não a publicação realizada;
  • Nem sempre a divulgação da publicação é tão boa quanto você gostaria;
  • Sua história pode nunca ser publicada, pois há o risco de ninguém aceitá-la. Afinal, concorrer com autores consagrados não é fácil!

Assim, se você quer ver seu livro pronto o quanto antes e, se não quer levar meses ou até anos tentando, e ainda ter a possibilidade de nunca publicar o seu trabalho, a editora prestadora de serviço pode ser uma boa opção.

Como publicar um livro em uma prestadora de serviço?

Como o próprio nome já diz, a editora prestadora de serviço será contratada por você. Com isso, estará preocupada em atendê-lo o quanto antes e deixar o livro da forma que você sempre sonhou.

Como o trabalho é pago pelo autor, não há concorrência na hora de publicar um livro. Você envia o que escreveu, faz um orçamento e, caso feche um contrato, logo o seu livro começará a ser preparado.

Assim, é possível citar como vantagens da editora prestadora de serviço:

  • Serviço rápido e sem filas;
  • Boa comunicação com a empresa, já que ela trabalha para atendê-lo;
  • Você pode publicar qualquer narrativa, livro técnico ou até a sua tese de mestrado e não entrará em filas;
  • Poderá ter a capa dos seus sonhos no seu livro, sendo permitido colocar uma foto de família, do filho ou o que você quiser, ou seja, você decide;
  • Como você pagou pela publicação, todo o valor da venda é seu;
  • Você escolhe o prestador de serviço que mais se adequar às suas necessidades.

Porém, também há desvantagens nesse tipo de publicação, que são:

  • Você terá gastos para que o seu livro fique pronto;
  • A divulgação fica por sua conta ou terá que contratar o serviço da editora. Afinal, o primeiro contrato foi de formatação e impressão, a venda não faz parte do acordo inicial;
  • A festa de lançamento será organizada por você.

Como você notou, as duas tem prós e contras. Assim, se a sua obra tem um apelo comercial muito grande, tentar uma editora que banca toda a sua publicação pode ser uma alternativa. Porém, se você está começando agora e ainda não tem um histórico como autor, o mais indicado é optar por uma prestadora de serviço, para que possa ter um livro em mãos o quanto antes.

Como publicar um livro grátis? É possível?

Muitos querem saber se é possível ter um livro pronto e não gastar nada. Sim, é. Como publicar um livro grátis? A primeira forma, como falamos acima, é se candidatar e ser aceito por uma editora comercial. A outra maneira é fazendo apenas a publicação de e-Book, que são os livros para a leitura virtual.

Nesses casos, é possível publicar sem gastar nada, desde que você consiga fazer a formatação e a confecção da capa sozinho. Caso não tenha como fazer isso, é interessante contratar uma editora, para que a revisão, diagramação e os outros processos sejam feitos. Isso é essencial para você ter um e-Book de qualidade e atrativo para os possíveis compradores.

Dentre os sites mais populares e que oferecem a possibilidade de publicar um livro grátis estão: a Amazon, Saraiva e Clube de Autores. Veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles.

●     Como publicar um livro grátis na Amazon

A plataforma aceita livros dos mais variados tipos, desde que em formato de e-Book. Toda a configuração e revisão fica por conta do autor, que deve fazer o processo ou contratar o serviço de uma editora que o faça.

O mesmo vale para a capa do livro. Se você quiser uma personalizada, terá que fazê-la e depois disponibilizá-la na plataforma. Caso prefira, poderá usar um dos modelos disponibilizados de forma gratuita.

Quem tiver interesse deve ser cadastrar gratuitamente no site: https://kdp.amazon.com/pt_BR. Além de preencher todas as informações solicitadas, é preciso ter muito cuidado com a revisão. Lembre-se de que ninguém irá fazer a leitura, ou seja, se você mandar para a plataforma um arquivo cheio de erros de português, seu e-Book será disponibilizado assim. Por isso, tenha muito cuidado!

Como publicar um livro grátis  na Saraiva Publique-se?

Seguindo a mesma linha das anteriores, porém voltada apenas para livros digitais, a Saraiva também aceita e-Books para serem vendidos em suas lojas. Assim como nas demais, eles deve estar prontos, com capa e formatados. O envio pode ser feito através da plataforma Publique-se.

Se você por optar por uma dessas formas, é muito importante que tenha cuidado com a correção, antes de o envio ser feito. Um e-Book publicado cheio de erros de ortografia pode arruinar o início da sua carreira de escritor. Fique atento e, de preferência, conte com ajuda profissional para entregar um bom trabalho ao seu leitor.

Conheça as etapas da publicação de um livro

Agora que você já sabe quais os tipos de editora e já pôde entender qual será a mais indicada para o seu caso, é hora de conhecer um pouco mais sobre o processo de publicação de um livro.

Seja em uma prestadora de serviço ou na editora comercial, você contará com diversos processos, que garantirão uma obra de qualidade, atrativa e bem formatada. No geral, o seu livro passará pelas seguintes etapas:

●     Correção ou copidesque

Mesmo depois de ler e reler inúmeras vezes, é perfeitamente normal que alguns erros ainda permaneçam. é por isso que essa etapa é tão importante na publicação de um livro. Afinal, nenhum leitor quer comprar uma narrativa com problemas de concordâncias ou erros de grafia, concorda?

Nesta etapa, além dos problemas de escrita, pode ser sugerido, pelo profissional responsável, a correção de alguma falha na história, que a torne incoerente. Partes repetitivas também são sinalizadas, para que o autor pense sobre a possibilidade de cortá-la.

●     Capa

Este é outro momento importante na hora de publicar um livro. Quando a editora for comercial, no geral, o autor não poderá opinar muito. Afinal, quem está arcando com todo o gasto é a empresa.

Já na prestadora de serviços você terá acesso a essa produção e poderá pedir o que quer. Porém, é importante lembrar que a capa é o primeiro contato que o leitor terá com a sua obra. Assim, ela precisa atraí-lo. Converse com o designer responsável para chegarem a um acordo.

●     Diagramação

Essa é a etapa que o seu texto, já editado e corrigido, será formatado de forma que fique agradável ao leitor. É nesse momento que o tipo de letra, os desenhos, os marcadores, entre outros detalhes são feitos.

O tipo de diagramação vai depender muito do livro. Quando é técnico, por exemplo, no geral tem uma formatação mais simples e enxuta. Já no caso da ficção, costuma-se usar uma diagramação mais rebuscada.

●     Revisão

Em algumas editoras, ainda será feita mais uma revisão de texto, para garantir que, depois de possíveis mudanças realizadas, tudo esteja em perfeitas condições. Nesse momento, a leitura será mais superficial e vão ser realizadas pequenas correções gramaticais. Nem todas as editoras oferecem esse trabalho.

●     Impressão

Depois de tudo corrigido, capa pronta, texto formatado e sem nenhum erro, é a hora de imprimir. O número de livros que você receberá vai depender do acordo feito no contrato.

Se está publicando com uma editora comercial, ela mesma colocará à venda. Caso seja uma prestadora de serviço, você precisará focar na divulgação.

●     Divulgação e venda

Agora chegou o momento de mostrar para o seu leitor que o livro está pronto. Algumas editoras prestadoras de serviço apoiam o cliente na hora de vender. É bom ver isso antes de assinar o contrato.

Mesmo assim, caberá ao autor contar a todos que a obra está pronta. Há várias maneiras de divulgar o seu livro como:

  • Posts em redes sociais;
  • Entrevistas para jornais e sites do meio;
  • Parcerias com digital influencers;
  • Realização de palestras gratuitas;
  • Lançamento de livro;
  • Noite de autógrafos;
  • Participação em feiras literárias;
  • Parcerias com comércios da sua cidade, para que eles coloquem o seu livro á venda;
  • Venda online, entre outros.

Para saber como a editora escolhida por você irá ajudá-lo nessa etapa, é importante ter lido o contrato com cuidado, antes de assiná-lo.

Na Editora Albatroz fazemos todas as etapas de publicação e estamos prontos para ajudar você a colocar a sua obra à venda. Além disso, caso queira, poderá contratar nosso serviço de assessoria de imprensa e até de auxílio para organizar o lançamento do seu livro. Entre em contato conosco para saber mais!