Quando pensamos em literatura fantástica na expressão do real, logo pensamos em crônicas e contos. Nelas, uma leitura mais curta e flexível ganha a atenção do leitor na narração dos mais variados eventos. Mas você sabe qual a diferença entre crônica e conto?
A principal delas é que enquanto uma crônica se sustenta em fatos ocorridos no cotidiano, enquanto o conto não precisa se fundamental nisso. Mas ambas são narrativas voltadas para acontecimentos. Na crônica, por tratar de experiências do autor acerca de determinado acontecimento, a narração se faz em primeira pessoa. Já na crônica, a narração pode ser feita tanto em primeira quanto em terceira pessoa.
Mas afinal, o que você deve ter em mente para escrever e publicar livros desses gêneros?
Defina sua história
O primeiro passo é definir qual será sua história e como ela irá se desenvolver ao longo do conto ou da crônica. Lembre-se que na crônica sua opinião vale bastante, já no conto, você deve focar mais em boas descrições tanto de personagens quanto de espaços, ao invés de se manifestar em todos os rumos que a história toma.
O evento
Se você pretende escrever uma crônica, procure por tratar de acontecimentos reais e de extrema importância social. É importante que você tenha uma opinião concreta sobre o que está escrevendo. Se você está escrevendo um conto, não precisa se prender a um acontecimento tão complexo. Qualquer ação, por mais banal que possa ser, pode virar o seu eixo principal. É a partir daí que, no conto, você pode usar do seu poder de criação e partir para uma realidade fantástica que inclui já personagens e ambientes que fogem do real.
Personagens
Por se tratar de um fato cotidiano, você não é obrigado a inserir personagens em sua crônica. Nela você pode focar mais nos acontecimentos e generalizar atitudes. Já no conto é aconselhável que você invista no personagem, pois é através da dinamicidade dele que sua história ganhará fôlego.
Preste atenção no tamanho
Quando falamos em crônicas, falamos em textos opinativos e objetivos. Ainda mais nos dias de hoje, quando os textos publicados na internet requerem uma brevidade desafiadora. Por isso, não exagere nos argumentos e descrições. Apresente o fato de o impacto dele em você, alinhando tudo isso ao contexto desejado. Se você estiver escrevendo um conto, tem mais tempo – e espaço – para desenvolver sua história. Após apresentar seu personagem e espaço, foque nos acontecimentos posteriores a situação inicial. É válido também o uso de diálogos.
O fim
Todo escritor sabe o quão importante é o final de uma narrativa. Por isso você deve saber que na escrita de uma crônica o fim deve precisa que você use de sua opinião para “amarrar”, de forma clara, os seus argumentos e pontos de vista. Ou seja, não inclua novos elementos, e sim preste atenção em como irá reafirmar, de forma sucinta, tudo o que disse ao longo da narrativa. Já no conto, o fim pede algo surpreendente, eufórico, que provoque euforia no leitor. Por isso, fuja do óbvio na hora de finalizar sua história.
Terminou? Revisou? Então que tal compartilhar com o leitor publicando seus contos e crônicas?
Como fazer larparaa publicar um conto com essa editora?
Como faço para publicar um Conto nessa editora?