Dicas para escrever mais em 2020

//Dicas para escrever mais em 2020
Como disciplina e foco é possível transformar a escrita em rotina.

Todos os autores gostam de escrever. Não tem sensação melhor do que finalizar um conto, livro ou artigo, não é mesmo? Mas, convenhamos, essa não é uma tarefa fácil e a procrastinação está sempre presente. Então como produzir mais nesse ano que acabou de começar?

Henrique Carvalho, da página Viver de Blog, é um especialista no assunto. Ele falou sobre o assunto numa postagem e trouxe dicas muito valiosas para escritores se manterem criativos, produtivos e entusiasmados com o trabalho.

1- Tempo

Como não são muitos os escritores que vivem da escrita 24 horas por dia, é preciso saber gerenciar bem o seu tempo. Segundo Henrique, “você terá que fazer escolhas para bloquear o tempo para escrever”. Organizar seus horários é de extrema importância e é preciso abrir mão de algumas tarefas do dia para usar essa energia e preciosas horas (ou mesmo minutos) na arte de escrever.

2- Ciclos

O produtor de conteúdo explica que é preciso entender que o corpo funciona em ciclos e que cada pessoa tem um ritmo diferente. Tem gente que prefere escrever pela manhã, outros se sentem bem à tarde, alguns tem o ponto alto da produtividade à noite e há ainda aqueles que escrevem loucamente de madrugada. Pensando nisso, é preciso respeitar seu ritmo.

No entanto, um estudo sugere que independente de quando você funciona melhor existem alguns padrões no aumento e na diminuição da criatividade. De meio-dia às 4 horas da tarde, por exemplo, é um período quando as pessoas tendem a se distrair com mais facilidade. Ele ainda afirma que de acordo com artigo publicado na Scientific American “as melhores ideias não surgem durante o horário de pico de atividade”. A explicação para isso está no fato da nossa mente precisar de momentos de distração, saída do estado de foco e redução do filtro de ideias para fazer conexões inovadoras e criativas.

3- Edição

Outra sugestão de Henrique Carvalho é não editar enquanto se escreve. Segundo ele, as boas ideias surgem quando não há um filtro atuando sobre elas. “A escrita é uma atividade criativa, portanto, você consegue escrever mais rápido ao permitir que suas ideias sejam transferidas como um fluxo para a tela do computador”. Quando você não se preocupa em corrigir os erros a medida em que eles aparecem, seus textos ganham velocidade, consistência e precisão.

4- Celular

Para escrever mais, uma dica simples é: foco. “Você precisa treinar seu cérebro para focar na escrita e resistir à terrível vontade se distrair com as mensagens de Whatsapp chegando no seu celular ou com o Instagram bem na tela principal do seu telefone”, comenta o criador do Viver de Blog.

Para se dispersar cada vez menos com o celular, uma dica é tirar os sons e as notificações de tudo o que existe nele e deixá-lo bem longe de você, para que não caia em tentação. Ou se quiser algo mais radical, desligue-o.

E então: Preparado para escrever muito em 2020?

E pensando em publicar, é só entrar em contato com a Editora Albatroz.

Por Teca Machado

By |2020-01-20T15:09:14-03:0020 de janeiro de 2020|

Deixar Um Comentário