Distribuição de e-books

//Distribuição de e-books

Distribuição de e-books

O mercado de e-books está cada vez mais se consolidando na vida dos leitores, mas a pergunta que fica é: vale a pena investir em e-books?

A Editora Albatroz tem trabalhado para transformar todos os seus livros para o formato e-book. Em breve apontaremos novidades nessa área, como distribuição nas principais plataformas de distribuição de livros digitais, como Amazon, Google Play, Apple, Kobo entre outros.

A distribuição de e-books possui a grande vantagem de não haver tiragem limite para o seu livro. Muitas editoras têm optado por lançar o livro primeiro no formato digital e usá-lo como “termômetro” para, em seguida, investir na tiragem impressa. Isso porque o custo de impressão, que pode chegar à 70% dos custos da produção do livro, deixa de existir.

Essas plataformas costumam cobrar a mesma percentagem da livraria, de até 55%, com a diferença de que não existe frete, nem custos de depósitos. Além disso, o e-book possui diversas vantagens frente ao livro impresso no quesito de acessibilidade e interação com os recursos de áudio, vídeo e imagens nos livros.

Na distribuição digital o controle de vendas é extremamente simplificado e o autor poderá acompanhar em tempo real as vendas e ter acesso a informações demográficas sobre as vendas para auxiliá-lo na divulgação do livro.

A grande desvantagem é que cada uma das plataformas possui suas próprias políticas de formatação do e-book.  Normalmente é inviável publicar livros com muitos gráficos, tabelas, imagens de alta resolução, detalhes de molduras etc em algumas plataformas. Para livros técnicos pode ser um desafio para os editores.

Existe uma grande controvérsia sobre o valor do livro no formato digital. A discussão é grande, mas cabe considerar alguns pontos. Algumas editoras colocam o preço do livro digital igual ao livro impresso com a argumentação de que um não pode prejudicar a venda do outro. Outras editoras, como a Editora Albatroz, entendem que não existe sentidocobrar os mesmos valores quando o custo para produzir um é significativamente menor que outro.

Na Editora Albatroz o autor escolherá o preço de venda do seu livro, tanto para o livro impresso quanto para o livro digital, pois entendemos que só o autor pode avaliar o valor intelectual do seu livro.

Na hora de escolher o preço do seu livro digital é importante que considere algumas questões:

  • Quanto o seu leitor está disposto a pagar pelo seu livro?
  • Quanto quero lucrar com meu livro?
  • Qual o potencial de venda dele?
  • Em quanto tempo conseguirei alcançar minha meta?
  • Que ações tomarei para alcançá-las?

Por padrão sugerimos a nossos autores preços entre R$8,00 e R$12,00, porém o autor pode distribuí-lo até gratuitamente se assim desejar.

By |2019-01-19T18:32:08-03:007 de setembro de 2016|

2 Comments

  1. Ismael Soares Pereira 4 de junho de 2018 em 16:29 - Responder

    Gostei da ideia é uma forma de divulgarmos nossos trabalhos. Estou terminando de digitar um testemunho para enviar e o mesmo ser avaliado, e se possível vamos custear a publicação. Aguardem.

  2. Daiana Carboni 23 de fevereiro de 2018 em 01:36 - Responder

    Gostaria de saber o preço da publicação de um livro de 122 fls., bem como no formato e-book.
    Obrigada,
    Daiana

Deixar Um Comentário