No atual mercado da escrita nada tem feito mais sucesso que a escrita para adolescentes. Eles estão ávidos por histórias em todos os lugares, e de todas as maneiras possíveis. Uma prova disso é o sucesso que outro nicho relacionado aos jovens tem ganhado nos últimos anos. Muitos escritores que se aventuraram na escrita para jovens viraram febre entre os adolescentes. Mas afinal, como escrever para esse público tão peculiar? Separamos algumas dicas para você.
Atente-se ao tema de sua história.
Ele é interessante para seu público? Quando falamos em literatura infantojuvenil estamos falando de um público muito peculiar. Conhecer o seu público e o mundo ao redor irá te ajudar a escrever algo que um adolescente realmente quer ler. Lembre-se que você está escrevendo para adolescentes e, por isso, as personagens tem que ser fiéis a eles. Tanto fisicamente quanto no que diz respeito aos medos, anseios e perspectivas.
Opte por uma trama mais dinâmica e rápida (Os adolescentes pensam nessa velocidade!)
E não é para menos. Longas descrições e inércia no enredo fazem seu livro ficar desinteressante para um leitor que está acostumado com tudo muito rápido e com a leitura de poucas linhas das redes sociais.
Cenário realista é uma obrigação.
Se ele existir, visite-o e entenda o espaço ao máximo. Isso irá trazer proximidade entre o eu lírico e o leitor, que fica muito mais interessado no enredo quando entende perfeitamente o tempo e espaço nos quais a trama se desenvolve.
Elimine os pais ou deixe-os serem os coadjuvantes de sua história. Afinal, os leitores adolescentes querem representação e, como sabemos, essa é uma das fases mais complicadas no relacionamento entre pais e filhos.
É óbvio que você tem que saber quais as gírias que seu público leitor utiliza no dia a dia. Elas são muitas. Então não pense que utilizar uma gíria a cada frase atrairá mais o seu leitor. Utilize-as quando couberem, sem exageros, mas não se esquecendo delas.
Toda história transmite uma mensagem.
Aqui não poderia ser diferente. O leitor adolescente busca, na literatura infantojuvenil, identificar-se no reflexo dos anseios de quem está crescendo. Mais do que isso, ele busca entender como superar os problemas que parecem nunca terem fim. Por isso, aposte em um enredo que traga essa mensagem de superação para os problemas diários envoltos em um obstáculo central a ser superado. Seu leitor ficará muito agradecido.
Escrever para adolescentes é uma tarefa um tanto desafiadora para um escritor mais velho. Mas a gratificação é imediata. Estamos falando de um público muito fiel e que não mede esforços para acompanhar os títulos de escritores que gostam. Por isso você pode finalizar sua história deixando um gancho para um próximo livro. Se os seus leitores gostaram do que leram, eles estarão, mais do que qualquer outro público, esperando ansiosos para mais livros da série.
Deixar um comentário