Para começar a ler mais ainda em 2020

/, Sem categoria/Para começar a ler mais ainda em 2020

Estamos oficialmente no meio do ano!

E quero te perguntar algo: Conseguiu colocar em prática as resoluções de ano novo que você fez lá no comecinho de janeiro?

Tudo bem que 2020 tem sido um tanto – muito! – doido, completamente diferente do planejamento que com certeza todos os seres humanos fizeram. Mas estamos nos adaptando e criando novas formas de viver e de atingir os objetivos traçados.

Uma das resoluções de ano novo de muita gente é começar a ler ou ler mais durante o ano. Foi a sua também? E tem conseguido colocar em prática? Não? Então vou dar algumas dicas para te ajudar!

1. Livro ao alcance das mãos

Ao ter um livro sempre próximo a você vai se sentir muito mais propenso a ler. Além disso, te incentiva a não cair na tentação de ficar a esmo mexendo do celular, sem um objetivo concreto.

Deixe livros sempre à vista em casa e se puder carregue um na bolsa ou mochila, porque sempre durante o dia aparecem momentos em que você pode ler, como ao esperar o metrô ou a carona, aguardar para ser atendido no banco ou no médico e outras situações. E para quem não gosta de carregar peso, ler em e-readers é uma boa opção, porque são leves e podem conter milhares de livros.

2. Momento da leitura

Reserve um tempo para sua leitura diária, nem que seja 15, 20 minutos. Isso já ajuda a criar o hábito e com o passar dos dias pode aumentar essa rotina. E escolha uma hora em que você sabe que fica mais tranquilo e o que for melhor para você. De nada adianta, por exemplo, querer fazer isso antes de dormir se sente sono e a leitura não rende.

3. Escolha bem as leituras

Criar hábito com algo que você não tem afinidade faz tudo ser 10 vezes mais difícil, então transforme a leitura em algo que te dá prazer. Leia o que você tem vontade, independente do gênero. Sabemos que muitas pessoas não consideram válidos alguns tipos de leitura por dizerem que não acrescentam em nada, mas não é verdade. Toda leitura é importante e você deve ler o que te faz feliz.

4. Audiobooks

Cada vez ganhando mais espaço, os audiobooks são uma excelente alternativa para aqueles que não tem tempo de sentar-se e ler com calma. Obras nesse tipo são ideais para quem passa muito tempo no trânsito, para quem está fazendo exercício físico e não quer só ouvir músicas e outras situações. Há inúmeros sites e aplicativos com audiobooks pagos e gratuitos.

5. Metas

Se você é uma pessoa que funciona bem com metas, uma boa dica para ler mais é estipular algumas para a sua leitura. Pode ser número de páginas ou capítulos por dia, determinar uma quantidade diária de tempo, escolher um certo número de livros lidos por mês etc. Veja o que dá certo para você. Mas cuidado para não transformar a meta em algo que vai tirar o seu prazer da leitura, te fazendo ler apenas por competitividade, para atingir seu objetivo.

Por Teca Machado

By |2020-07-10T16:05:45-03:0010 de julho de 2020|

Deixar Um Comentário