Plataformas e aplicativos literários – Blog

//Plataformas e aplicativos literários – Blog

Plataformas e aplicativos literários editora editora rj editora sp editora brasília editora mg app android aplicativo iphone ipad kindle ler ebook e-book leitura eletrônica livro pdf skoob wattpad epub mobi

 

Se existem aplicativos e plataformas para todo tipo de assunto internet afora, para a literatura não seria diferente! Há hoje inúmeras maneiras de conviver mais próximo dos seus livros, dos autores preferidos e de outras pessoas que se interessam pelo mesmo tema.

Uma das mais conhecidas no Brasil é o Skoob (que – pasmem! – significa Books ao contrário). Criada em 2009 por brasileiros, é considerada uma rede social colaborativa para montar bibliotecas virtuais. Lá você cria um perfil e monta sua estante com livros já lidos, abandonados, desejados, relidos e muito mais. O usuário pode classificar a obra por meio de estrelas e escrever resenhas, além de realizar trocas. Além de perfis pessoais, livros tem suas páginas próprias e você pode ver quem está lendo, a nota geral, opiniões de outros leitores e há ainda grupos de discussões.

No mesmo estilo que o Skoob, existe o Goodreads. Totalmente em inglês, é preciso ter pelo menos um pouco de conhecimento da língua para navegar em suas páginas. A diferença do brasileiro é que ele apresenta um feed de notícias com notificações de seus usuários amigos, além de notícias do mundo literário.

Outras plataformas e aplicativos

O Livralivro tem como objetivo promover e estimular a troca de livros entre seus usuários. O seu sistema de câmbio literário é considerado um dos mais sofisticados entre as redes do tipo. Ele traz um sistema de pontuação e classificação para aqueles que enviam e recebem as obras. E ele também tem uma interface amigável e com possibilidade de criar sua própria estante virtual.

Se você é fã de fanfics e poemas, o Movellas é uma ótima dica. Ele é uma plataforma colaborativa de divulgação principalmente de poesias independentes, contos e fanfics de modo geral. Se você não conhece ainda, fanfics são histórias baseadas em sagas famosas escritas por fãs. Geralmente são continuações, contos paralelos de personagens que não foram os protagonistas, romances inusitados e outros.

Já o Wattpad é uma rede social para leitores e escritores. Voltado para publicação gratuita de contos e livros, há histórias de pessoas – geralmente anônimas – do mundo inteiro. É possível vincular sua conta ao Facebook e ao Twitter e é muito prático para acessar a leitura. No mesmo estilo existe o Sweek, que além do espaço para escritores promove concursos literários com prêmios em dinheiro e em presentes. E muitos dos escritores famosos atuais foram descobertos por editoras em plataformas como Wattpad e Sweek, sendo um dos maiores exemplos E. L. James, autora da trilogia Cinquenta Tons de Cinza.

Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
V
eja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/

 

By |2021-03-18T12:07:15-03:0022 de fevereiro de 2018|

2 Comments

  1. Maria de Lourdes Rodrigues de Almeida Pereira 22 de fevereiro de 2018 em 23:10 - Responder

    Olá, editor,voce vai participar da Bienal do livro,em Parati e a Bienal de São Paulo? quer publicar, 2o livros, com 160, páginas? mas é a segunda edição do meu segundo, livro,”Na voz do Silencio.” Atenciosamente, Lourdes Almeida. Muito bom a plataforma e aplicativos literários.

    • Romulo Justen 1 de março de 2018 em 14:06 - Responder

      Olá Maria, tudo bem? Não estaremos nas bienais, porém você pode nos enviar um e-mail para [email protected] para verificar a publicação da segunda edição do seu livro.

Deixar Um Comentário