Educação, Utopia de Gerações - Editora Albatroz

Educação, Utopia de Gerações

Sinopse:

Em “EDUCAÇÃO, UTOPIA DE GERAÇÕES” discute-se a educação que sempre foi praticada em nosso país com seu histórico de descasos e abandono ao focalizar a genealogia de uma família e sua luta pela utópica educação dos filhos. O texto retroage e penetra nos meandros da história para relatar a épica e trágica viagem de um grupo de imigrantes suíços que atravessou o Atlântico em frágeis veleiros em busca de oportunidades.
Cansados das intermináveis guerras que assolavam a Europa e impelidos pela fome, mais de mil suíços abandonaram suas terras em busca do eldorado
tropical. Numa epopéia iniciada no lago Nêuchatel seguiram, em toscas embarcações, pelo rio Reno até o litoral da Holanda. Depois de longa espera num acampamento insalubre, embarcaram em frágeis veleiros. Depois de enfrentar tempestades, fome e doenças que causaram muitas mortes,  desembarcaram no Rio de Janeiro e seguiram para a serra onde fundaram Nova Friburgo. A essa histórica aventura coletiva juntam-se outras histórias que se entrelaçavam. Uma delas, a de um ex-seminarista que, para sobreviver, transformou-se em mascate, trabalhou na colheita de café na fazenda de um dos imigrantes suíços e, depois de tornar-se professor na escolinha da fazenda, casou-se com a filha do patrão. Bem a propósito, a história começa com a formatura do curso primário numa pequena cidade do interior – alegria em cada rosto; cantigas, hinos, músicas, declamações.
Tudo bem singelo, a traduzir um modo de vida simples. A partir daí, o leitor é levado a participar da história de um garoto que se inicia com sua formatura e segue até a sua impensável entrada numa universidade. Uma trajetória recheada de dificuldades, todas superadas pela vontade pessoal e apoio familiar, entremeada de situações onde são evidenciadas a secular falta de consistência da política educacional brasileira.

Professor Emérito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Médico Veterinário formado em 1964 pela antiga Escola Nacional de Veterinária. Fez mestrado (MS) em Microbiologia e doutorado (PhD) em Sanidade Animal.

Na UFRRJ foi Professor Titular de Micologia e Micotoxicologia e atualmente é Professor Titular da Universidade Estácio de Sá. Foi presidente da Sociedade Latinoamericana de Micotoxicologia. Criou e implantou o Curso de Mestrado em Microbiologia Veterinária na UFRRJ.

Título do livro: Educação, Utopia de Gerações
Autor: Luiz Celso Hygino da Cruz
Ano de publicação: 2017
Formato: 16 x 23
ISBN: 978-85-9553-012-6