Sinopse

Venha conhecer uma maneira diferente de ler e apreciar literatura! Conhecer alguns clássicos nas entrelinhas da história é divertido e estimulante! Interessante trabalhar os conceitos de poesia e narrativa. as diferenças e evitar o bullying, introduzir figuras de linguagem e alguns estilos literários.

Indicação: Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Nível de leitura: Em progresso e fluente.

Assuntos: Relações sociais, aprendizagem, escola, família, leitura. 

Tema complementar: Leitura, escrita e hábitos sociais.

BNCC: (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. (EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. (EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. (EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página. (EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

Faixa etária: A partir de 6 anos.

Datas comemorativas: Dia do leitor 07/01; Dia Nacional da Biblioteca 09/04; Dia do livro 23/04; Dia Nacional do Escritor 25/07.

Sobre as autoras

Presbiteriana Mackenzie, especialista
em Análise do Discurso pela PUCCAMP e
doutoranda em Educação Especial pela
FUNIBER.
Fundei uma organização do terceiro setor
em 2011, o Instituto Noitikos de Apoio ao
Ensino (INAPE), com o objetivo de acolher
e cuidar de crianças e adolescentes em

situação de vulnerabilidade social, porta-
dores de dé cits cognitivos e transtornos

de aprendizagem.
Sou amante das literaturas brasileira e
portuguesa e adoro ler para as crianças
do INAPE.
Aprendi que a leitura e a contação de
histórias são ferramentas poderosas para
alfabetização e para o estímulo à escrita
de pessoas portadoras de de ciência
intelectual.

Ficha Técnica

ISBN: 9786588463444

Páginas: 18

Formato: 16 x 23 cm

Peso: 0,065   kg

Acabamento: Canoa