Sinopse

O presente livro é o resultado do Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Coco (2018) – promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo abordar o patrimônio histórico-cultural e as manifestações populares do município de Ladário-MS a partir da contextualização histórica. Desse modo, abarca a materialidade do patrimônio (bens imóveis como prédios e casas antigas) bem como a imaterialidade, tratando das festividades do carnaval e São João, o que aponta para a construção da cultura e identidade local.

O livro é composto de fontes documentais para entender a dinâmica do patrimônio material e, em especial, de relatos dos moradores do município de Ladário numa tentativa de compreensão dos carnavais antigos e do São João. Por esse motivo, a história oral é utilizada como metodologia que elucidará o entendimento das conjunturas do passado e do presente por meio de indivíduos que, embora não tenham participado do processo, contribuem para a construção da memória.

Sobre o autor

A autora é graduada em História pelo campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É especializada em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico pela Universidade de Brasília – UnB e mestre em História pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Atualmente, é doutoranda em História pela mesma universidade onde obteve o título de mestre.

Cumpre destacar que o interesse pela temática surgiu durante o período da graduação e, por isso, o foco tem sido o de trabalhar temas sobre o Ladário buscando analisar o potencial histórico e cultural da cidade fundada no contexto de expansão territorial na América Portuguesa.