[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Sabe quando você está andando num supermercado e te oferecem a degustação de um produto? É só um pedacinho, o suficiente para conhecer o sabor. E então você experimenta e é fisgado! Vai até a prateleira e leva para casa algo que nem sabia que existia, mas gostou muito de conhecer. Essa mesma técnica de degustação é válida com livros e é uma poderosa ferramenta de marketing que pode – e deve – ser usada por escritores.
O leitor pode ter se interessado pela sua história, mas ele não conhece sua escrita, nunca leu um texto seu. Então, ele vê ao lado o livro de alguém com quem ele já tem familiaridade e acaba optando pelo outro autor. O que você pode fazer para mudar isso? Degustação, fazer com que te conheçam também.
Disponibilize para o leitor em potencial um trecho, um capítulo, uma parte da sua história. Pode ser o prólogo, o comecinho ou mesmo uma seção do meio bem intrigante que desperte a curiosidade, a ponto de ele ficar pensando “eu preciso saber como isso termina”. Mas cuidado! Não entregue demais ou dê spoilers (todo mundo odeia spoilers!). Dê só o suficiente para atiçar a curiosidade.
A intenção é disponibilizar um conteúdo gratuitamente que faça o leitor em potencial descobrir que é algo tão bom que ele tenha vontade de pagar por isso. É um toma lá, dá cá, uma troca em que todos ficam felizes.
Há várias maneiras de fazer degustação do seu livro: em um blog ou site seu, na sua página do Facebook (se você é um escritor que ainda tem não perfil profissional nas redes sociais, pare o que está fazendo agora e vá criar um), em sites de leitura gratuitas de livros, como o Wattpad, por um e-mail marketing e de qualquer outra forma que a sua criatividade desejar.
Uma das características mais marcantes dos leitores do mundo todo é a curiosidade. Isso é o que os leva a virar mais uma página, a ler mais um capítulo, a comprar a continuação da obra e ler séries com cinco, dez, quinze livros. Se você fisgar a sua curiosidade durante a degustação, pode ter certeza que terá mais um leitor fiel.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Deixar um comentário