Tenho o meu livro publicado. E agora, como vou achar leitores?

Essa é uma dúvida que assola muitos escritores. Escrever e lançar uma nova obra é, digamos, a parte fácil. O difícil vem a seguir. Como angariar leitores. Melhor ainda: como angariar fãs.

Antes de qualquer coisa você precisa descobrir quem é o seu público-alvo.

É preciso ter muito claro quem é seu público e qual a melhor maneira de se comunicar com ele, porque de nada vai adiantar uma estratégia bem elaborada para as pessoas erradas.

Se você deseja atingir o público X, mas falar para o Y, com a linguagem do Z, toda a sua comunicação será confusa, o que fará com que menos pessoas se interessem pelo que você tem a dizer. Por isso descobrir quem é o seu público-alvo é o ponto de partida.

Mas como fazer isso?

Para começar, observe esse três pontos na sua obra:

  • Linguagem: Cada público tem mais afinidade com um tipo de escrita. Por exemplo: o infanto-juvenil é o mais simples possível e com grandes toques de fantasia. Já o young adult (jovem adulto) ainda é simples, mas é possível usar mais figuras de linguagens, sarcasmos e/ou expressões um pouco mais profundas. Quando chegamos aos adultos não é preciso ter tanto cuidado com a simplicidade e podemos rebuscar um pouco mais, mas ainda tendo em vista quem são os adultos que queremos atingir (mulheres, homens, ambos, pessoas com alto grau de estudo, pouco grau de estudo etc).
  • Classificação indicativa: Esse ponto é muito interligado com a linguagem. O gosto pelos estilos de livro geralmente varia muito de acordo com a idade, por isso alguns gêneros são mais lidos por uns do que por outros. Por exemplo: Se o livro é mais voltado para o erótico, saiba que o seu público é um pouco mais velho, se é fantástico, provavelmente tem um público adolescente/infantil e assim por diante.
  • Gênero: Sabendo bem qual é o seu gênero é possível descobrir qual o seu nicho de mercado. E se você o conhece a fundo, vai descobrir o que esse público sente falta nos livros que já estão no mercado. E falar diretamente com eles vai te ajudar a conseguir mais leitores. De nada adianta, por exemplo, fazer divulgação de romance de época num grupo que só se interessa por thrillers policiais.

Tendo em mente qual sua linguagem, qual sua classificação indicativa e qual o seu gênero, você já está começando a desvendar o seu público alvo. Com isso em mãos, pesquise sobre ele a fundo. É preciso descobrir como esse público se comporta, quais suas principais características e como seu livro vai impactar a vida dos leitores.