
Cada escritor é único, assim como suas ideias. Mas, no fim das contas há sempre similaridades entre esses profissionais e eles podem ser divididos em algumas categorias. Há aqueles que começam uma história sem ter ideia de como ela irá terminar e vão seguindo o fluxo, ao mesmo tempo que existem os que antes mesmo de começar já têm tudo metodicamente organizado.
O site Design do Escritor listou os quatro tipos mais comuns e sua maneira de trabalhar. Saber quem é você como escritor ajuda no processo criativo.
Escritor Improvisador
Aquele que escreve na medida que as ideias vão surgindo, sem um tópico ou um resumo do capítulo que vai escrever. Como não tem que passar horas planejando roteiros e sumários, ele só escreve. Depois de escrever, volta, relê o que já está escrito, corrige e edita.
Exemplos: Arthur Conan Doyle e Stephen King
Escritor Improvisador Editor
Aquele que escreve improvisando, mas ao fim de cada capítulo ou trecho para e reescreve o texto, editando. É basicamente um improvisador organizado.
Exemplos: Agatha Christie e George R. R. Martin
Escritor Planificador Improvisador
Aquele que planeja, escreve o que está no plano, mas de acordo com a fluidez da história enquanto cria acaba improvisando. Geralmente faz um resumo inicial do enredo, planeja as partes cruciais, mas sente que o improviso também é necessário. É um tipo de escritor que gosta de se organizar, mas não fica preso à rigidez.
Exemplos: John Abercrombie e Isaac Asimov
Escritor Planificador
Aquele que antes de começar a realmente escrever planeja todos os capítulos e seções do livro, inclusive muitas vezes até o sumário. Além disso, não costuma fugir do seu planejamento inicial. Desde a concepção do enredo já sabe o começo, o meio e o fim. Mas isso não significa que algumas coisas não possam ser alteradas de acordo com o progresso do livro.
Exemplos: Tolkien Arthur e C. Clarke
Conhecendo os tipos de escritor, descobriu qual é o seu?
Por Teca Machado
Incrivel! Acho que sou o iprovisador autor, porque gosto sempre basear-se nas minhas sinopses, para saber aonde estou ao escrever e aonde e como quero terminar.
Cada um é um na sua individualidade. A diversidade deve ser respeitada e receber seu mérito mesmo no seu estilo de produção e escrita diferenciados.. No início das escritas, quem foi o orientador? Tem gosto para tudo nessa vida. Que coisa mais monótona seria se os pensamentos e ações fossem todos iguais e considerados verdades absolutas!
Eurides Lemos Morais da Cunha – Agosto 2020 – BH/MG
Sou improvisador e planificador ao mesmo tempo. Minha experiencia como escritor é pequena e se alicerçou-se em uma narrativa que é o MEU VIZINHO NAZISTA. Espero continuar escrevendo quem sabe no futuro possa ter uma diretriz clara.
As estórias, as cenas… Elas me perseguem, perseguem-me até que eu as escreva. Se não as transformo em livros, seguem-me, martelando minha mente. Tenho de escrevê-las, para me libertar delas.
Sou improvisador e planificador ao mesmo tempo. Nos livros científicos planejei-os antes de editar e nos de literatura atuais, os improvisei de acordo como os temas foram surgindo naturalmente, ano após ano. E assim desde 2016, publiquei 5 livros de contos, realidades, reflexões além de homenagens.
Muito boa a diretriz traçada para autores de livros.