Um balanço editorial de 2020

/, Publicação/Um balanço editorial de 2020
Image by Free-Photos from Pixabay

Uau.

Finalmente chegamos ao fim desse ano. E que ano, hein?

2020 não foi fácil, mas podemos dizer que um dos lados positivos (afinal, tudo na vida tem seu lado positivo, até mesmo uma pandemia) foi o crescimento da leitura no Brasil.

Aqui na Editora Albatroz, por exemplo, trabalhamos como nunca esse ano!

Muitos autores – tanto os que já eram da casa quanto novos – nos procuraram para publicar seus livros.

Contabilizamos um recorde de publicação, com mais 180 novas obras em 2020!

Se quebrarmos esse número, temos uma noção de como é grande, ainda mais para uma editora do nosso porte.

180 livros em um ano significa:

15 livros por mês.

1 livro a cada 2 dias.

São muitas histórias que ganharam o mundo e arrebataram novos leitores.

E não só a publicação de livros cresceu no Brasil em 2020, mas as vendas também. Algumas pesquisas sobre o tema foram feitas e mostraram que o brasileiro está lendo muito mais desde que a pandemia começou. Por terem menos opções de lazer e saírem menos de casa, muitas pessoas buscaram se entreter dentro por meio dos livros — seja ele físico ou digital.

Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, entidade que estuda consumidores no mundo todo, em parceria com o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), é possível notar o crescimento do mercado do editorial com a pandemia. Os dados mostram que entre 18 de maio a 14 de junho, o setor livreiro teve seu faturamento de 109 milhões e um crescimento de 31% com relação ao mês anterior. E autores nacionais estão esperançosos que esse crescimento e interesse de leitores continue mesmo na pós-pandemia (e que esse período chegue logo!).

A Editora Albatroz agradece aos autores e leitores que fizeram nosso ano tão produtivo, mesmo em meio a tantas dificuldades. E que em 2021 possamos trazer para os leitores centenas de livros incríveis!

E se você quer publicar com a gente, fale conosco aqui e peça um orçamento. Somos uma empresa que preza pela qualidade do livro, sempre cuidando com carinho das nossas obras e em contato personalizado e direto com os autores.

Obrigado a todos pela parceria durante esse ano, seja como leitor, autor ou entusiasta da literatura.

E que em 2021 possamos contar juntos novas histórias.

Feliz ano novo!

Por Guilherme Bretas e Lúcia Helena Vidal

By |2021-03-18T12:05:04-03:0030 de dezembro de 2020|

Deixar Um Comentário