5 dicas para escrever seu primeiro livro

//5 dicas para escrever seu primeiro livro

Crédito imagem: Pixabay

 

Quer escrever o seu primeiro livro, mas simplesmente não sabe por onde começar? A gente pode te ajudar.

 

Veja abaixo cinco dicas de como iniciar o processo de escrita de uma obra:

 

1- Não existe fórmula mágica

 

Sim, gostaríamos muito que existisse um livrinho de regras que ao seguir é possível escrever um livro e ele ser sucesso. A verdade é que existem muitas dicas, muitas pessoas dizendo o que fazer, muita gente bacana ensinando o assunto e você deve selecionar aquilo que funciona e serve para você. É preciso saber o que faz sentido para você como escritor.

 

2- Leia e estude

 

Para fazer algo bem é preciso estudar o assunto, e por que seria diferente na hora de escrever um livro? É importante ler bastante sobre o tema, aprender com grandes escritores e saber a respeito e gêneros literários, voz, narração, diálogo etc.

 

3- Saiba para quem e porque você quer escrever

 

Por que você quer escrever? Por que gosta? Por que quer compartilhar conhecimento? Por que é o que te faz feliz? Por que quer seguir carreira como escritor? Por que é o seu sonho escrever um livro? Quando você tem um objetivo claro sobre o motivo que te levou a escrever, a tarefa se torna mais fácil e até mesmo mais prazerosa. E conhecer o seu público-alvo te ajuda a direcionar melhor, principalmente na hora da divulgação.

 

4- Comece com rascunhos

 

Como já falamos diversas vezes, escrever é prática. Então quanto mais você escrever, melhor vai ficar. Antes de realmente começar a escrever, faça rascunhos, primeiras versões, bastante brainstorming e não se preocupe muito com a qualidade. Vá lapidando e, então “passe a limpo”.

 

5- Estruture o seu livro antes de começar a escrevê-lo

 

Alguns autores gostam de escrever no “improviso”, sem criar uma estrutura inicial. E se funciona para eles que bom, mas é muito mais fácil, ainda mais para autores iniciantes, escrever quando já se tem uma estrutura pronta. Antes de começar, decida:

 

  • Gênero literário

  • Pensata (ideia central da trama)

  • Sinopse

  • Personagens principais

  • Partes/capítulos

  • Desfecho

  • Pontos principais do enredo

  • Roteiro

 

Mesmo que ao longo do caminho você mude quase tudo o que previu inicialmente, não tem problema. Muitas vezes uma boa ideia surge no meio do caminho.

 

Dica bônus: Para diminuir a chance de procrastinação, coloque uma data estimada para conclusão de sua obra. Além de impor um cronograma, ajuda a evitar frustrações.

 

***

 

Terminou de escrever seu livro? Vamos adorar conhecê-lo e publicá-lo. A Editora Albatroz tem no currículo mais de 200 livros impressos e conta com uma equipe focada em atendimento personalizado e pessoal e que foca na qualidade do produto final.

 

Faça seu orçamento conosco aqui.

 

Por Teca Machado

By |2022-04-17T20:39:54-03:0017 de abril de 2022|

Deixar Um Comentário