Metodologia 5W2H

//Metodologia 5W2H
Website vector created by stories – www.freepik.com

Muitas ferramentas de gestão e administração podem – e devem – ser usadas por escritores. Uma delas é a 5W2H.

Calma, o nome é estranho e parece ser algo difícil, mas nada mais é do que uma metodologia utilizada para determinar uma sequência de ações e seus responsáveis para alcançar um objetivo, que no caso dos autores é escrever/vender livros/engajar o público e outros.

Com a 5W2H você consegue estabelecer o que será realizado, por que, onde, quando, por quem, como e com qual custo. Desse modo, com esse checklist fica muito mais fácil se organizar e realizar as tarefas.

O que significa a sigla?

Criada no Japão por profissionais da indústria automobilística durante os estudos sobre qualidade total, a 5W2H tem um significado em inglês.

As letras H e W são perguntas e os números 5 e 2 é a quantidade de vezes que elas aparecem na ferramenta.

What: O que é?

O que vou fazer, qual é o meu objetivo? Aqui é a hora de identificar a meta e descrever com detalhes o que você pretende com isso.

Why: Por que isso será feito?

Descreva os motivos que o levaram a decidir o “what” e porque as atividades devem ser feitas.

Where: Onde?

Onde farei tais atividades. Nesse caso podemos estar falando de um lugar físico e numa plataforma também. Por exemplo: Farei o lançamento do meu livro numa livraria? No instagram? No Wattapad?

When: Quando?

Prazos são sempre importantes quando falamos de planejamento para alcançar objetivos. Aqui é o momento de definir a data para executar suas atividades. Uma dica é definir quando cada uma deve ser feita e o tempo de duração delas. Faça um cronograma para se organizar.

Who: Quem irá fazer?

Ser escritor geralmente é um trabalho solo. E é sempre muitíssimo importante o próprio autor ser extremamente ativo na divulgação do seu livro. Então mesmo que tenha uma equipe, não pode deixar de ele mesmo também fazer esse trabalho.

How: Como será feito?

Aqui é o momento para detalhar o caminho para fazer o que precisa ser feito, sendo o mais específico e minucioso possível. Para cada atividade programada, estabeleça um plano de ação específico.

How much: Quanto?

O ideal é chegar no valor mais preciso possível, por isso leve em consideração toda e qualquer despesa envolvida no processo, mesmo as que pareçam menores e irrelevantes.

***

E, então, pronto para utilizar a metodologia 5W2H?

Por Teca Machado

By |2020-11-18T11:39:41-03:0018 de novembro de 2020|

Deixar Um Comentário