7 Estratégias de Marketing para o TikTok

//7 Estratégias de Marketing para o TikTok

Crédito imagem: Pixabay

 

O TikTok é hoje uma das redes sociais que mais vendem livros. Editoras e escritores viram obras viralizarem e virarem bestsellers porque as pessoas começaram a falar sobre elas. Algumas já tinham sido lançadas há anos, mas viram as vendas alavancarem.

 

Sabendo como essa rede é importante, trouxemos dicas de como você, escritor, pode divulgar com sucesso seu livro – ou mesmo escolher BookTokers parceiros que podem te ajudar nessa empreitada.

 

A Shopify fez uma lista com 10 estratégias de marketing e conteúdos para TikTok que trazemos para vocês hoje.

 

7 Estratégias de Marketing para o TikTok

 

1- Seja autêntico

 

Muita gente pensa que fazer marketing nas redes sociais é investir milhares de reais em publicações e anúncios. Só que a proposta do TikTok é ser uma comunidade de indivíduos que postam conteúdo genuíno, o que significa que vídeos que parecem um comercial de horário nobre na tevê não têm vez no TikTok.

 

Qualquer coisa que pareça muito empresarial vai espantar o seu público, então não tenha receio de fazer seu conteúdo no celular mesmo. Você não vai parecer menos profissional por isso.

 

2- Seja relevante no TikTok

 

Quem usa o TikTok está ali para se divertir ou para aprender coisas novas, e é nessa onda que você tem que surfar. Quer saber como viralizar no TikTok? Pois não tem maneira melhor do que focar no seu conteúdo. Seja para entretenimento ou seja educativo, os seus vídeos têm o poder de fazer você crescer e aparecer na rede social.

 

Antes de se jogar no TikTok, comece a explorar a plataforma como usuário: procure vídeos de criadores de conteúdo que conversam com o público que você quer atingir. Aprenda com eles e se inspire.

 

3- Faça lives no TikTok

 

Uma excelente estratégia de como viralizar no TikTok e, ao mesmo tempo, se conectar com o público é aproveitar o recurso LIVE do TikTok. Em uma transmissão ao vivo, você consegue interagir com seus seguidores em tempo real e os usuários também recebem notificações de lives. Além disso, o TikTok dá prioridade para as lives na hora de promover conteúdo na plataforma, colocando a sua transmissão no topo da seção Para você — um lugar de destaque que vale ouro.

 

Fazer live não significa improviso: você pode e deve fazer um pequeno roteiro do que falar, além de antecipar algumas perguntas que podem surgir durante a transmissão. Faça o possível para responder às perguntas de quem está assistindo e agradeça pelos presentes que você receber. Mas não se esqueça: não é permitido pedir presentes ou oferecer qualquer tipo de incentivo por eles, pois isso vai contra as Diretrizes da Comunidade do TikTok.

 

4- Interaja nos comentários

 

Se seu vídeo recebeu milhares de visualizações, ótimo! Mas isso é só metade do trabalho, pois não é só isso que você quer, certo? Não tem como viralizar no TikTok sem cultivar uma comunidade de pessoas que acompanham seu trabalho na rede social.

 

Os comentários são um ótimo espaço para criar um diálogo com as pessoas e desenvolver suas ideias. Sempre que possível, vá até os comentários e interaja com os usuários. Interagir com as pessoas que comentam nos seus vídeos é uma estratégia eficaz para gerar leads com seu conteúdo, atraindo mais seguidores. Como o TikTok leva em conta a quantidade de comentários em proporção ao número de visualizações, é bem provável que o algoritmo da plataforma também considere quantos comentários são ignorados e que isso afete o desempenho da sua publicação.

 

Os comentários são a essência da experiência na rede social. Não tem como viralizar no TikTok sem dedicar um tempinho para responder todos os comentários que seu canal recebe — pelo menos até ficar realmente impossível.

 

5- Monitore os trends no TikTok com as hashtags

 

Assim como em outras redes sociais, você pode monitorar o que está bombando no TikTok através das hashtags.

 

No TikTok, vale a mesma lógica para encontrar hashtags no Instagram: antes de começar a criar conteúdos no TikTok, vá até a aba Descobrir e veja se tem algo que você possa fazer que case bem com as hashtags que estão nos trends. Ao seguir essa estratégia, você vai atender melhor às preferências do algoritmo do TikTok, o que pode ajudar a subir seu número de seguidores.

 

Uma dica fundamental de como não flopar no TikTok: não é para sair usando hashtags a torto e direito! É fundamental que o seu vídeo realmente tenha a ver com as hashtags usadas, senão os usuários vão reagir de forma negativa à sua publicação.

 

O TikTok é diferente de outras redes sociais no que se refere à busca por conteúdo. Em plataformas como o Instagram, os usuários pesquisam e seguem hashtags para encontrar conteúdo. Já no TikTok, os vídeos aparecem para os usuários direto na aba Para você (em inglês, a For You page), e esse conteúdo é selecionado em uma espécie de grupo.

 

Em cada grupo, são reunidas pessoas que têm interesses compatíveis com o vídeo que você publicou. Essa curadoria é feita com base em diversos fatores. Talvez esses usuários tenham comentado em vídeos semelhantes ou curtido os mesmos sons de trilha sonora, mas o importante aqui é que o TikTok identifica essa semelhança e coloca seu vídeo diante do público certo.

 

Usar uma hashtag não é garantia de mais visualizações; é uma forma de mostrar seu conteúdo para pessoas que têm mais chances de gostar do que você publicou.

 

6- Faça desafios no TikTok: hashtags

 

Se você já acompanha o TikTok há um tempo, sabe que os desafios, também conhecidos como challenges, são uma das melhores estratégias de como crescer no TikTok.

 

Com os desafios do TikTok, você incentiva os usuários a criarem vídeos e engajarem com a sua marca de forma autêntica — ou seja, é o suprassumo do conteúdo gerado pelo usuário.

 

Cada desafio tem sua própria hashtag, que é usada pela comunidade para encontrar vídeos referentes ao challenge. E como viralizar no TikTok usando os desafios? A regra é a mesma para todo conteúdo criado na rede social: quanto mais criativo, melhor!

 

💡 DICA: É claro que criar seus próprios desafios traz mais exposição, mas você também pode participar de challenges já existentes e que estão bombando na plataforma. Na hora de escolher um challenge para participar, selecione um que tenha a ver com a personalidade da sua marca e com o público que você quer atrair.

 

7- Crie vídeos acessíveis no TikTok

 

Hoje em dia, não tem desculpa para criar conteúdo na internet sem levar em conta a acessibilidade. Por isso, inclua legendas em seus vídeos para que seus vídeos sejam acessíveis a todos, em qualquer contexto.

 

O TikTok tem um recurso que permite colocar texto no seu vídeo por tempo, tal qual uma legenda mesmo. São só alguns minutos a mais de trabalho para você, mas que promovem a inclusão.

 

Nos primeiros segundos do seu vídeo, vale também colocar um título para seu vídeo. São esses primeiros segundos que aparecem no seu perfil. Ao colocar um título nos seus vídeos, os usuários que visitarem o seu canal vão conseguir identificar do que cada publicação se trata.

 

Fonte: Shopify

 

E aí, pronto para bombar com o seu livro no TikTok?

 

Por Teca Machado

 

By |2022-05-23T17:41:11-03:0023 de maio de 2022|

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