A arte de continuar ou não uma obra

Você já deve ter se perguntado ao ver obras como Game of Thrones: Como esse cara consegue escrever tanto e tão bem?!

Mas o mesmo tempo existem obras que você precisou se contentar com um único volume.

Então… Quais as razões por trás da decisão de continuar ou não uma obra?

Uma delas você deve saber obviamente, dinheiro.

Quanto o retorno é muito mais do que positivo, o autor é convidado a escrever mais e mais.

Outra razão é a aceitação do público, o que é diferente do retorno financeiro.

Uma obra pode ter se viralizado graças a internet (pdfs piratas, epubs, dicusssão em fóruns, reviews no Youtube e etc.) mas não garante que o retorno financeiro seja alto, mas sim o capital social, que é extremamente valioso.

E a terceira razão, e também óbvia, é a necessidade por parte do autor em continuar a obra para dar um desfecho merecido. Porém sem ter a outras duas razões acima, somente se o autor já for conhecido pelo público e/ou se dispuser financeiramente a bancar todo o investimento.

Algumas obras por mais que tenham todas as razões do mundo para serem continuadas, não o são.

Claro que tem os motivos de força maior como um acidente ou falecimento do autor, mas não é disso que estamos falando aqui.

Uma razão muito forte para alguns trabalhos serem única é essa mesma… Ser única.
A vontade do público em ver um novo é tão grande que motiva o autor a não escrever.

SIM! Exatamente isso. A responsabilidade pela continuação ser tão boa quanto o primeiro volume é grande, e todos já vimos casos em que o VOL. II não foi tão bem quanto progenitor.

Mas em contrapartida, tem outra estratégia poderosa.
Ao não continuar algo reconhecido, a ansiedade pela próxima obra por parte do público também é grande, mas agora o autor tem total liberdade de não continuar uma história com a responsabilidade de manterá tão boa quanto no primeiro volume.

É algo como vender um produto muito bom e depois os acessórios mas nunca a versão 2.0 do produto que foi sucesso.

Pense de maneira estratégica e se coloque no lugar do seu leitor. Mais do que no lugar, no coração e cérebro do seu público.

Um forte abraço e boa escrita pra você.