A diferença entre saber escrever e escrever ficção

É muito comum a confusão entre dominar muito bem a arte da escrita e saber criar e desenvolver ficções, sejam quais forem os temas propostos. Porém, uma coisa é certa (e importante de ser memorizada): se, por um lado, saber escrever não significa, necessariamente, que você domina as habilidades necessárias para escrever ficção; por outro, ter facilidade em criar ideias para historias originais não implica em que você sabe escrever bem.

De fato, é importante compreender a diferença entre essas duas habilidades, saber escrever e saber criar histórias originais e interessantes. Dominar a arte da escrita é saber expressar os seus pensamentos, ideias e argumentos com clareza e coerência suficientes para, por meio da escrita, transmiti-las ao leitor de forma satisfatória. Já escrever bem ficção é poder transformar propostas de histórias em enredos que logrem evocar a curiosidade e a empatia no seu público alvo, convencendo-o a acompanhar a narrativa que você desenvolveu e a se interessar pelo destino dos seus personagens e o desenrolar de suas tramas.

No entanto, dominar apenas uma dessas habilidades não significa que não seja possível, com muito treino e dedicação, dominar a outra, de modo a possibilitá-lo a seguir adiante com a ideia de escrever o seu livro. Mas é necessário atentar para o alerta: não pense que o simples fato de escrever bem OU de ter facilidade em criar ideias interessantes para ficção já te qualificam para escrever um livro. É preciso trabalhar para superar as suas deficiências, afim de lograr um ótimo resultado – escrever um livro que consiga falar ao coração do seu público alvo.