Recentemente percebi que as pessoas que escrevem com determinada frequência consegue chegar muito mais longe do que as pessoas que escrevem de maneira intensa.
Vou te explicar.
Entenda Frequência como: recorrência, periodicidade, rotina e tudo mais que entrar no campo semântico, e Intensidade como: força, cartada, grande esforço… Enfim.
Quando fazemos as coisas de maneira Intensa, não entra em questão de quanto em quanto tempo isso é feito.
Pode ser um texto por dia, um por semana, mês ou ano.
Quando estamos começando um projeto novo, por exemplo, não adianta nada escrever 10 páginas em um único dia, uma vez por ano.
Claro que se o seu objetivo artístico for esse (demorar anos para criar uma obra) são outros quinhentos, como diriam os mais velhos.
Agora, se você tem a intenção de entregar um trabalho em determinado prazo, é necessário que você adote uma rotina para que, não somente o projeto tome vida, mas para que se acostume a colocar o seu cérebro a trabalhar por você.
Deixe-me explicar.
Se você adota uma rotina de escrita, que é o nosso caso, aos poucos seu cérebro irá se acostumar a trabalhar para que sua produtividade nessa rotina seja mantida.
Tal como respirar (coisa que não notaria se eu não dissesse), os hábitos que, nada mais são que atitudes recorrentes sem esforço racional, se instalam e logo um trabalho que exigiria grande energia é feito de maneira mais prática.
Essa frequência garante que escrever se torne algo “fácil”. Boa escrita, clareza, escolha de palavras… Tudo isso entrará no automático e caberá apenas que você direcione energia para a criatividade.
Perceba que atividades novas, no começo, são um pouco desconfortáveis por serem novas.
Exigem um esforço para nosso cérebro criar novas ligações e sinapses, mas após um tempo, você se “acostuma”com isso.
Algo comunal é a digitação. No começo pode parecer extremamente difícil digitar com todos os dedos nas teclas certinhas, mas depois de alguns exercícios e rotinas, o padrão começa a se instalar e em pouco tempo não catará mais milho ao escrever no seu laptop ou desktop.
Um forte abraço e boa escrita para você.
Deixar um comentário