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Para quem você escreve?

Para o seu leitor, claro.

Mas você sabe exatamente quem é ele?

Descobrir o seu público-alvo é de extrema importância. Em todas as áreas de negócios isso é fundamental e na literatura não seria diferente.

De acordo com a Raccoon – Marketing Digital, “apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas”. Apesar do trecho acima ser mais voltado para o mundo empresarial, no caso de escritores também é muito válido.

Quando você conhece o seu leitor e entrega o que ele deseja, faz uma obra com muito mais valor agregado. Além disso, na hora de criar estratégias de marketing faz um trabalho muito mais assertivo.

Por exemplo: Você escreve romances, então o seu público gosta do gênero. Por isso de nada adianta fazer propaganda da sua obra em grupos do Facebook voltados para mistérios, ou parcerias com booktubers que falam sobre autoajuda ou mesmo fazer um evento e enviar convite para pessoas que não são fãs de leitura.

Conhecer o seu público/leitor-alvo te ajuda a poupar esforços. Certa vez vi uma analogia que dizia que não especificar o seu público-alvo é como ter 100 flechas e as jogar a esmo para o alvo. Uma ou outra podem acabar acertando, mas você vai ter desperdiçado tempo, esforço, energia e flechas. Conhecendo o público/leitor, você só precisa mirar, que vai acertar em cheio de forma muito mais rápida.

E como definir seu leitor?

1- Pesquise o mercado

Conhecer e entender o mercado vai te mostrar o caminho. Pesquise o que tem feito escritores do mesmo gênero, editoras e descubra o que o leitor quer. Quando puder, participe de feiras sobre literatura, eventos, sessões de autógrafos e tudo o mais que puder.

Além disso, pesquise as redes sociais dos integrantes do mercado, sites, blogs e toda presença on-line que puder descobrir. Veja qual é a linguagem, quais “truques” de marketing usam e a interação com o público.

2- Converse com os leitores

É muito importante fazer uma boa pesquisa, conversando com as pessoas que você acredita que podem se interessar pelo seu livro e também com autores com quem consiga uma abertura.

Você pode utilizar as redes sociais para encontrar esses grupos de pessoas e fazer contato, além de usar contatos que já tenha com amigos e leitores que já fazem parte do seu círculo.

Converse, peça a opinião sincera do público e ouça o que eles têm a dizer.

3- Documente todas as informações de seu público-alvo

Agora que você tem informações super importantes sobre o seu público, não as perca.

Crie um documento no computador para registrar tudo o que você descobriu sobre o seu público/leitor-alvo. Isso vai te ajudar a organizar os dados para criar estratégias de marketing muito mais assertivas e ir refinando cada vez mais o seu trabalho.

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E você, conte para a gente como fez para descobrir seu leitor/público-alvo?

Por Teca Machado