A Jornada do Herói

//A Jornada do Herói
A jornada do herói foi criada por Joseph Campbell

Provavelmente você já ouviu falar sobre a jornada do herói. E se não a conhece por esse nome, com certeza é familiarizado com o conceito. A Disney, por exemplo, usa muito esse tipo de narrativa em suas histórias.

A Jornada do Herói nada mais é do que uma estrutura para contar histórias. Ela nasceu com Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces, e foi adaptada por Christopher Vogler, na obra A Jornada do Escritor. Hoje esse caminho do protagonista é dividido em 12 etapas.

No seu livro, Campbell analisa diversas histórias e encontra nelas pontos semelhantes e que remontam às lendas, mitos e fábulas antigas e assim que as conhecemos, conseguimos identificar facilmente em vários enredos que encontramos em livros, séries, filmes, teatros e outros.

Jornada do Herói

1. O mundo comum

Somos apresentados ao herói — o protagonista — e o seu mundo.

2. O chamado para aventura

Momento em que o conflito é apresentado ao herói.

3. A recusa ao chamado

O protagonista se vê em um conflito interno entre o seu desejo e a sua necessidade, de forma que, inicialmente, ele pode se render à zona de conforto do seu mundo atual.

4. O encontro com o mentor

Quando algo ou alguém chama a atenção do herói para a necessidade de agir. Pode ser um mentor, um evento ou até mesmo uma coisa.

5. A travessia para o novo mundo

O protagonista decide abandonar o mundo comum e embarca de vez na jornada.

6. Os testes, os aliados e os inimigos

Nosso herói encontra novos aliados e inimigos e, ao enfrentar novos desafios, ele aprende as regras e o funcionamento do novo mundo.

7. A aproximação

O primeiro desafio é superado.

8. A provação traumática

Momento em que o protagonista encara o conflito de maior impacto em toda a história e pode ser levado ao fundo do poço, antes de superá-lo.

9. A recompensa

Vencido o conflito, nosso herói recebe a recompensa após vencer seus medos e ter novas descobertas. A recompensa costuma ser a mensagem transmitida.

10. O caminho de volta

Começa o retorno do herói para o seu mundo.

11. A ressurreição do herói

Surge um novo conflito e o protagonista é testado outra vez; agora, ele precisa utilizar sua recompensa para superar o desafio.

12. O retorno com o elixir

Quando nosso herói — agora transformado — retorna definitivamente para o seu mundo e está apto a mudar a vida de todos com a recompensa trazida por ele: o elixir.

Fonte: Comunidade Rock Content

Essas etapas, de acordo com Campbell, criam uma narrativa completa. Mas, como sempre falamos por aqui, você não precisa seguir uma fórmula mágica para escrever. O autor pode ter essa estrutura como base, tirar ou acrescentar etapas, inverter a ordem, fazer como achar interessante, adaptar ao seu gosto e criar o seu próprio conceito.

Lembre-se que a criatividade e inventividade são sempre bem-vindas.

Por Teca Machado

By |2020-02-05T18:19:57-03:005 de fevereiro de 2020|

Deixar Um Comentário