A relação entre exercícios físicos e a criatividade

 

É pensamento comum ligar a criatividade a exercícios intelectuais, e freqüentemente pensamos que a criatividade é um dom que independe do hábito de nos exercitarmos: mas é um grande engano! A verdade é que os nossos corpos precisam de movimento, enquanto a mente também precisa de repouso – e os exercícios podem atender a ambas as necessidades.

 

Com efeito, fazer exercícios físicos com regularidade tem um impacto muito positivo no organismo de uma forma geral – e isso inclui a atividade cerebral e outros sistemas que influenciam a criatividade humana. E não se trata de ‘achismo’ ou superstição: filósofos e pensadores consagrados, como Soren Kierkegaard, Henry James e Thomas Mann tinham o hábito de se exercitar com regularidade, e sempre defenderam a prática como um dos segredos de sua ótima atividade intelectual. Além disso, um estudo da Universidade de Leiden (Holanda) publicado em 2013 apontou que a criatividade de pessoas que se exercitam, em especial ao ar livre, superam a das que não o fazem.

 

Por tudo isso, é importante dedicar algumas horas semanais a atividades físicas. Trata-se não de perda de tempo, mas sim de um investimento na qualidade das demais horas do seu dia – em especial naquelas em que você estiver escrevendo. Adquirir o hábito de praticar exercícios com frequência é uma forma muito eficiente de se ajudar a ter mais ânimo e produtividade na produção do seu livro, com impactos positivos no seu humor e capacidade de criar passagens interessantes para a sua narrativa. O seu livro, e o seu corpo, agradecem!