Adeus, marketing de interrupção!

Vamos falar sobre o marketing de interrupção?

A verdade é que durante muito tempo essa foi a principal forma de marketing. Como o próprio nome já diz, é quando você interrompe a pessoa para mostrar um produto. Como comerciais na televisão ou propagandas no meio do texto de um site. É chato, é ineficaz e é, na verdade, um dos tipos mais caros de se fazer propaganda. Você gosta de ser interrompido no meio do melhor momento do season finale de uma série? Tenho certeza que não.

Produzir e distribuir seu livro não depende mais da interrupção e nem de enormes quantias de dinheiro (pode respirar aliviado!). A caça abusiva de clientes, nesse caso de leitores que comprem e leiam seus livros, não é eficaz, muito pelo contrário. O segredo é entregar conteúdo de qualidade pelos certos canais de distribuição, e as pessoas virão atrás de você.

De acordo com Henrique Carvalho, do site Viver de Blog, existe um conceito chamado “jornada da compra”, que mostra o caminho que  leva um cliente/leitor a comprar seu produto. Desde conhecer e se interessar até adquirir. E para conseguir chegar ao último estágio, que é a venda, duas fórmulas são muito utilizadas: ARV e 3C’s.

A fórmula ARV é muito simples: A de atrair, R de relacionar e V de vender.

Você precisa atrair seu leitor com chamadas interessantes, degustação do livro, informações sobre o enredo e sobre você, como foi o processo de escrita, elogios e comentários de outros escritores e leitores e assim por diante. Assim que ele for atraído, é preciso se relacionar. Responder e enviar mensagens, tirar dúvidas e criar um relacionamento. O grande tcham da internet e das mídias sociais é que a barreira entre escritores e leitores foi quebrada, tornando fácil a conexão entre essas duas pontas. Dessa forma, o leitor estará muito propenso a adquirir seu livro e até mesmo a indicar para outras pessoas.

A fórmula 3C’s segue o mesmo estilo: Conhecer, curtir e confiar.

Quando o leitor te conhece e te curte nas redes sociais, ele passa a confiar em você, no seu trabalho e no que você pode entregar a ele. E quando há confiança, as chances de ele comprar o seu livro são enormes.

Tanto na fórmula ARV quanto na 3C’s fica muito clara a importância do escritor ser uma presença constante on line. É aquela velha história de que “quem não é visto não é lembrado”. Por isso, use todos os meios que estão a sua disposição, principalmente os gratuitos.

This Post Has 2 Comments

  1. As ideias são elogiáveis, mas a maneiras com podemos turbinar nossos produtos ainda não ficou clara. O blog Albatroz funcionaria como um intermediário? Haverá intermediação? Haverá necessidade de notas fiscais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *