As estruturas narrativas mais conhecidas

//As estruturas narrativas mais conhecidas

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livro estruturas narrativas blogO que é a estrutura narrativa? É a espinha dorsal da sua história, o que a mantém de pé. De modo mais simples, é a forma como você organiza o seu livro e apresenta o seu enredo.

Provavelmente você já ouviu falar sobre estruturas. Provavelmente as conhece, mesmo de que forma intuitiva porque lê muitos livros e assiste a muitos filmes. De acordo com Vilto Reis, escritor, coaching literário e criador do site Homo Literatus, as mais conhecidas são:

1) Estrutura de três atos

A mais comum de todas, essa é quando a história pode ser dividida em três partes, os famosos “início, meio e fim”, com pontos de tensão distribuídos entre eles. É também chamado de jornada do herói. É usada mundo afora em todo tipo de narração, como livros, filmes, novelas, séries, HQs etc.

2) Estrutura do mundo estranho

Como o próprio nome já diz, remete à fantasia. O mote dessa estrutura é o mocinho ser lançado num universo que não o seu. Ótimos exemplos disso são Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, Peter Pan e outros. Nesse novo universo o personagem vive aventuras, desventuras e, enfim, volta a própria realidade – ou não.

3) Estrutura da Ideia

Esse modelo é muito comum em romances policiais e de mistério. O objetivo da narrativa é levantar uma questão e, por fim, respondê-la. Como quem matou? Quem é o vilão? Qual a sua motivação? Mas ainda há perguntas mais filosóficas, como “o que aconteceria se bebês parassem de nascer?”, “se a água acabasse?”, “se os seres humanos precisassem encontrar outro planeta para morar?”.

4) Estrutura do Personagem

Também chamados de “romances de formação”, são histórias em que o foco é a mudança interna que um personagem vive. Geralmente são pessoas pequenas que crescem, fazem algo importante para o mundo, passam por uma grande transformação. Podem ser histórias reais ou ficcionais.

5) Estrutura do evento

Esse enredo ressalta fatos errados e ruins do mundo, como quando os personagens ou a comunidade buscam uma nova ordem, mudança de parâmetros, lutam contra tiranos que fazem mal para a sociedade. Bons exemplos são Star Wars, O Senhor dos Aneis e histórias distópicas.

6) Estrutura cíclica

Como o próprio nome já diz, é quando o protagonista ou toda sociedade em que vive completa um ciclo, com início, meio e fim, e então volta ao ponto inicial. É quando novos começos surgem, baseados na reconstrução daquilo que foi destruído.

Conhecendo bem as estruturas, fica mais fácil saber qual delas é a ideal para a sua história e como conduzi-la.

By |2019-01-19T18:32:04-03:0010 de agosto de 2018|

Deixar Um Comentário