Biografias Inspiradoras

Você já parou para pensar que às vezes biografias dos autores podem ser ótimas aulas de marketing literário? Precisamos saber quem foram eles, como alcançaram seus leitores, onde acertaram, onde erraram e como eram seus processos criativos.

Filmes e documentários são sempre uma boa opção para conhecer um pouco mais sobre a vida de alguns dos maiores autores do mundo. Hoje separei cinco que podem te inspirar:

  • Magia Além das Palavras, do diretor Paul A. Kaufman

Esse filme biográfico é sobre uma das maiores escritoras de todos os tempos: J. K. Rowling. Ele mostra a sua trajetória desde a infância até o lançamento do primeiro filme baseado em seus livros. A obra é focada em aspectos até então pouco conhecidos da vida da escritora: seu primeiro casamento em Portugal, o conturbado relacionamento com seu pai e o período de pobreza e depressão que viveu antes de Harry Potter ser publicado.

  • Capote, do diretor Bennett Miller

Você pode até achar que não conhece nada do escritor Truman Capote, mas com certeza já assistiu – ou pelo menos ouviu falar – Bonequinha de Luxo, eternizado por Audrey Hepburn. Capote, o filme, conta a vida do escritor americano Capote enquanto ele investiga o assassinato de alguns moradores de uma pequena cidade, que serve de trama para o livro A Sangue Frio, um dos seus maiores sucessos. Muitíssimo bem recebido pela crítica, Philip Seymour Hoffman ganhou um Oscar pela sua atuação no papel título.

  • Wilde, do diretor Brian Gilbert

Oscar Wilde pode até ser um escritor mais conhecido na Inglaterra e nos Estados Unidos, mas suas obras fazem parte da literatura clássica mundial. A obra narra a história do poeta, dramaturgo, gênio e a auto realização de sua homossexualidade, que lhe causou enorme tormento enquanto tentava conciliar paternidade, casamento e responsabilidade.

  • Poeta de Sete Faces, do diretor Paulo Thiago

Esse documentário sobre Carlos Drummond de Andrade é dividido em três etapas, que são fases das obras de um dos maiores escritores brasileiros. Essas etapas vão desde o seu nascimento até a poesia modernista, seus livros, atuação política, vida em família, crônicas e muito mais. Talvez esse seja é um dos maiores documentários brasileiros sobre um autor.

  • Em Busca da Terra do Nunca, do diretor Marc Forster

Apesar de ser mais conhecido pelo desenho da Disney, Peter Pan é um livro de J. M. Barrie. O filme conta a história de Sir James Matthew Barrie, que estava com dificuldades em escrever peças de teatro numa fase ruim. Enquanto buscava inspiração, James conheceu uma viúva, mãe de quatro crianças. A partir desse relacionamento, surgiu a inspiração para a sua grande obra, Peter Pan. Mais focado só na criação de Peter Pan do que na sua vida como um todo, o filme foi muito bem recebido pela crítica e gerou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator a Johnny Depp, no papel do protagonista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *