A businessman looking at his watch, deadline/due theme

Por mais interessante e inovadora que uma ideia de uma história de ficção possa parecer, desenvolvê-la pode requerer um bom tempo de maturação. Em verdade, não é comum que a narrativa já surja pronta, com palavras fluindo com uma enorme facilidade, como se o texto já estivesse integralmente pronto em sua mente, precisando apenas de alguns ajustes. Na ampla maioria dos casos, você precisará de (muito) tempo para superar cada um dos desafios que se apresentam ao desenvolver uma ficção, e definir as inúmeras variáveis que existiram no seu texto.

Caso você se encontre diante de grandes dificuldades para desenvolver uma ideia de história, coloque-se questões como: qual é o conflito central que irá nortear a narrativa? Você já definiu quem é o protagonista de sua história em desenvolvimento? Qual o propósito da presença de cada um dos personagens em seu texto, e quais os objetivos e o papel que cada um deve ter na mesma? Se não houver respostas para essas perguntas, ou as mesmas não forem satisfatórias, dê mais tempo ao tempo, e volte a escrever livremente para que a sua inspiração possa ajudá-lo a alavancar a ficção em produção.

Dentre as soluções possíveis está a adoção de novas perspectivas para a ideia inicial, passando-se a desenvolvê-la sob a ótica de um outro personagem, por exemplo. Outra solução possível é mudar o tempo em que o personagem narra a sua própria história; ou ainda mudando o cenário da história – o que pode trazer muitos novos elementos interessantes à mesma, tais como choques culturais, por exemplo. Aqui não há limites para as tentativas e erros, e você deve seguir esse caminho até que as respostas do texto final o convençam.