Book trailers: O que são e como fazer

//Book trailers: O que são e como fazer
Image by Igor Ovsyannykov from Pixabay

De uma coisa eu tenho certeza: Você já quis assistir a um filme depois de ver o trailer.

Essa estratégia de marketing dos estúdios de cinema é uma das mais bem-sucedidas encontradas pela indústria. Se você procurar trailers de grandes filmes no YouTube vai ver que muitos deles tiveram centenas de milhões de acessos. Para vocês terem uma ideia, o primeiro trailer lançado de Vingadores: Ultimato é considerado o mais visto da História nas primeiras 24 horas: 289 milhões de views.

Pensando na mesma lógica de filmes, foram criados os book trailers, que são como o nome diz, trailers de livros. Claro que a escala é bem menor e tem menos divulgação do que as gigantescas produções hollywoodianas, mas eles são uma excelente estratégia de marketing. E sabe o que é o melhor? Qualquer pode fazer, independente se é a editora ou o autor.

Afinal, o que precisa ter num book trailer?

Se você já viu uma quantidade razoável de trailers na vida, sabe que não tem muito mistério.

Ele é um vídeo curto, de aproximadamente 2 minutos, feito com trilha sonora, roteiro previamente elaborado e forte apelo visual.

É uma apresentação do livro no formato audiovisual. Já foi comprovado cientificamente muitas vezes que vídeos chamam mais a atenção do que conteúdo escrito ou mesmo imagem estática. Então é uma maneira dinâmica de atrair mais público para a obra.

Tipos de book trailers e como fazer

Entre os tipos mais comuns estão:

Animação

Fotos com narração

Imagens com frases do livro

Interpretação com atores

Esses são alguns exemplos, mas nada impede a sua criatividade de fazer algo novo.

E é possível gastar bastante dinheiro ao criar um book trailer, contratando profissionais, ou o próprio autor fazer de graça. Há programas de edição de vídeo muito bons e fáceis de usar, então não precisa ser um grande conhecedor do assunto para fazer. Pesquise na internet, assista tutoriais e crie o seu.

Mas não se esqueça do ponto principal: mesmo sendo feito pelo próprio autor, preze pela qualidade, tanto de roteiro quanto de imagens.

E usar book trailer funciona?

Sim!

Como falamos diversas vezes aqui no blog, o autor precisa fazer o marketing do próprio livro, mesmo que tenha uma editora por trás da publicação. Isso faz com que aumente a força de engajamento de leitores que já são fãs e de outros que ainda não conhecem o trabalho do escritor. Mas um book trailer não pode trabalhar sozinho. Ele precisa fazer parte de uma estratégica de marketing completa, com redes sociais ativas e postagens que gerem interação com público, textos em blogs e sites, participação em eventos (mesmo on line, em tempos de pandemia) e muito mais.

Ficou curioso? Coloque no campo de busca do YouTube o termo “book trailer” e veja algumas opções muito bacanas para se inspirar.

Por Teca Machado

By |2021-03-18T12:04:53-03:001 de março de 2021|

Deixar Um Comentário