BookTubers: O que são e como podem ajudar escritores

//BookTubers: O que são e como podem ajudar escritores

Imagem: 200 Dregres para Pixabay

 

Você sabe o que é um booktuber?

 

Talvez sim, talvez não.

 

Vamos explicar o que é, mas algo que já podemos adiantar é que eles são importantes para o mercado editorial e podem ajudar imensamente um autor na hora de fazer marketing e divulgação do seu livro.

 

Afinal, o que é um BookTuber?

 

São YouTubers (pessoas com canal no YouTube) literários. O foco dos vídeos que postam são os livros, sejam resenhas, lançamentos, curiosidades, entrevistas com autores, mercado editorial, dica de leituras, listas com livros e muito mais.

 

Há vários tipos de BookTubers. A maioria é bem eclética: alguns falam sobre todo tipo de leituras, resenham todos os gêneros literários, outros são focados em algum específico, há aqueles que falam de apenas um tema, tem os que dão dicas para escritores, também tem os que gostam de listas (os 5 livros mais tristes do mundo, os 10 livros mais lidos no Brasil…). Há ainda os canais de editoras e aqueles que falam do mercado editorial como um todo.

 

E o público é bem segmentado, o que significa que quem é inscrito no canal é porque gosta muito do tema e acompanha assiduamente.

 

E como um BookTuber pode me ajudar como escritor?

 

BookTubers podem até não ser os YouTubers mais famosos (Bel Rodrigues, que é tida como a maior BookTuber do país, tem 900 mil inscritos em seu canal, o que é muito, mas se compararmos com canais sobre outros temas a marca de 1 milhão é ultrapassada facilmente), mas eles são de extrema importância para escritores, pois a resenha de uma obra pode ajudar a alavancá-la exponencialmente.

 

Eles são criadores de conteúdo e já possuem um público que consome o que produzem e acreditam em sua opinião.

 

Alguns deles cobram para fazer um vídeo sobre um livro, afinal, esse é o trabalho deles e não há problema nenhum em cobrar por isso, mas esse geralmente é o caso apenas dos maiores BookTubers. O escritor que deseja ver seu livro resenhado por algum canal que gosta e que acredita que vai ajudá-lo pode entrar em contato com o criador de conteúdo e perguntar como poderia ter um vídeo sobre a sua obra. De modo geral são pessoas muito abertas para conversar e o escritor pode enviar um exemplar para ele, outro para sorteio ou o que achar relevante.

 

Mas não foque apenas em números: O canal que o autor entrar em contato precisa ter correlação com a sua obra. De nada adianta enviar um livro para um BookTuber que tem 100 mil inscritos, mas que fala sobre fantasia, se o livro é um drama. Pesquise antes.

 

Há uma infinidade de BookTubers que podem ajudar o seu livro a crescer e que adorariam receber a obra, conhecer novas histórias e ter conteúdo para novos vídeos.

 

Por Teca Machado

By |2021-06-30T15:54:22-03:0030 de junho de 2021|

Deixar Um Comentário