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Como já dissemos aqui, livro é sonho, mas também é produto. E se é produto, deve ser vendido.

 

Mas como vender meu livro? Qual a melhor estratégia?

 

Vamos começar pelos canais de venda. E o que são eles?

 

Segundo Neil Patel, especialista em marketing, escritor e criador de conteúdo, “canais de venda são os meios que uma empresa usa para levar seus produtos ou serviços para o público. Ou seja, é por onde ela vai comercializá-los. Dessa forma, podem ser tanto online quanto offline, dependendo da área de atuação do negócio. Falar sobre canais de venda é falar sobre como realizar suas vendas”.

 

Há dois tipos de canais de venda: online e offline.

 

E nesse post vamos focar no online, que hoje é o principal foco dos autores, principalmente independentes.

 

Confira quais são os canais de venda online:

 

  • Google Ads

 

O Google Ads (ex-Google Adwords) é uma ferramenta de publicidade online do Google, que possibilita que você crie anúncios estratégicos para divulgar seus produtos ou serviços.

 

É uma plataforma que ajuda a aumentar o alcance dos produtos e levá-los para um número maior de pessoas, gerando mais conversões.

 

Funciona assim: Você compra palavras-chave relevantes e cria anúncios com elas, que são exibidos para os clientes no resultado de busca desses termos no Google, Google Maps e parceiros.

 

Os anúncios podem ser enquadrados em duas categorias: rede display e rede de pesquisa.

 

Na rede de display, podem ser exibidos dentro de carrosséis e banners em páginas parceiras relacionadas ao assunto.

 

Já na rede de pesquisa, eles são posicionados entre os primeiros resultados da pesquisa do Google.

 

  • E-mail marketing

 

Com alto índice de eficiência, o e-mail marketing é um canal de venda online que ajuda a educar possíveis consumidores e os conduzi-los à conversão.

 

Como pode ser trabalhado em ciclos, de acordo com a etapa em que o usuário se encontra na sua jornada, a estratégia respeita o seu tempo.

 

  • Marketplace

 

O marketplace é como um shopping online, que possibilita que várias marcas anunciem dentro dele e, assim, sejam vistas por um número maior de pessoas. É como uma ponte entre quem quer vender e quem quer comprar.

 

Portanto, seu grande diferencial é o alcance que oferece às empresas que anunciam nele.

 

Conhecidos por reunir uma grande variedade de produtos para todos os gostos e estilos, os marketplaces atraem um público vasto.

 

Alguns exemplos de marketplaces que você provavelmente já conhece e – talvez até já seja cliente – são gigantes, como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre.

 

São grandes plataformas de vendas que reúnem ofertas de vendedores de diversas regiões.

 

  • E-commerce

 

O canal de venda e-commerce, ou comércio eletrônico, nada mais é do que uma loja virtual.

 

Um site criado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços.

 

Com um ambiente online bastante seguro, facilita a vida do consumidor que pode pesquisar pelos itens que tem interesse e fazer suas compras dentro dele.

  • Google Shopping

 

Embora envolva o Google Ads, o Google Shopping é uma estratégia de vendas que também merece destaque quando o assunto é canais online.

 

É como uma espécie de vitrine de produtos anunciados no Google Ads.

 

Cada um deles é exibido com sua respectiva imagem, nome, preço e loja.

 

É algo que chama atenção de qualquer usuário, logo de cara. Isso porque são exibidos em formato de carrossel em posição de destaque na página de resultados do Google.

 

Aparecem assim que o usuário faz uma pesquisa sobre um produto na gigante de buscas, seja na parte superior da página ou lateral.

 

Para anunciar no basta ter um e-commerce ou formatar as informações sobre os seus produtos e enviar para o Google através do Google Merchant Center.

 

  • Redes sociais

 

Sei que dizer que toda marca/escritor precisa marcar presença nas redes sociais não é nenhuma novidade.

 

Afinal, hoje, a maior parte da população mundial está conectada, interage, se informa e resolve seus problemas por meio desses canais digitais.

 

No entanto, a questão não é só estar nas redes sociais, mas aprender a tirar proveito delas para aumentar as vendas e melhorar os resultados da sua empresa.

 

A coisa evoluiu tanto que os usuários já podem comprar por redes como Facebook e Instagram.

 

Então, engana-se quem pensa que elas só servem para fazer a divulgação de produtos ou serviços.

 

Fonte: Neil Patel

 

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Agora que você conhece os principais canais de venda online, faça uma pesquisa e descubra qual é o melhor para o seu livro e anuncie.

 

Para livros realmente venderem é preciso divulgação, um trabalho diários para que potenciais leitores possam conhecer sua história.

 

E quando quiser publicar, é só entrar em contato com a Editora Albatroz que ficaremos felizes em atendê-lo.

 

Por Teca Machado