Case de sucesso – Alcione Rosa

//Case de sucesso – Alcione Rosa

Algumas histórias reais merecem ser contadas. É o caso da vida de Francisca Maria Galera Martinez, espanhola que imigrou ao Brasil no começo do século XX. Alcione Rosa, neta da espanhola, decidiu que deveria contar a história da avó, que foi cheia de acontecimentos e lutas. Assim, a autora publicou esse ano, junto à Editora Albatroz, o livro Francisca Galera – Da Espanha ao Brasil.

Alcione, funcionária pública, explica que escreve desde criança, mas nunca teve coragem ou condições financeiras de publicar um livro. “Eu amo escrever. As palavras vêm em minha mente e eu simplesmente as coloco no papel. Às vezes observo as pessoas, a natureza, e quando percebo, tenho a necessidade de escrever”, comenta.

Francisca Galera – Da Espanha ao Brasil é o seu primeiro livro publicado e retrata a biografia de sua avó, que nasceu em Vélez Rubio e saiu da Espanha em 1913, juntamente com os seus familiares. De uma família humilde e corajosa, ela imigrou para o Brasil a bordo do navio Provence. Desembarcaram no porto de Santos, passaram pela Hospedaria dos Imigrantes do Estado de São Paulo e foram para o município de Nova Europa, destinados a trabalhar numa fazenda de cultivo de café.

A obra é rica em detalhes, pois a história de Francisca foi deixada para a família num pequeno gravador de fita cassete. “São duas fitas, uma gravada em 1978 e a outra em 1979, que foram recuperadas e transcritas por mim. Para complementar o trabalho, há também pesquisas, imagens e relatos”, afirma.

E por falar na família, Alcione conta que ela adorou. “Todos adquiriram o livro e choraram muito, pois há detalhes na obra que a maioria dos familiares desconhecia. Minha mãe ficou orgulhosa, porque é a sua filha contando a história de sua mãe”, salienta. Assim sendo, ela ainda acrescenta que amigos também adquiriram o livro e só tem recebido elogios.

Editora Albatroz

A escolha da Editora Albatroz para publicar o livro foi por um motivo peculiar: “Eu pesquisei várias editoras na época e a Albatroz foi a que mais atendeu as minhas expectativas. Você vai achar diferente, mas o que mais me chamou a atenção foram as capas. Achei todas lindas! E o capista me fez bater o martelo na escolha final. E agora estou muito satisfeita”, conta.

E como escrever é algo que ama, Alcione já está com outros projetos em andamento. Em breve lança em parceria com a Editora Albatroz e outros autores uma coletânea de poesias e em 2020 pretende publicar uma seleção de poesias. “Afinal, quando não escrevo fico triste, falta algo em minha vida, um vazio dentro de mim. Assim, preciso escrever”, finaliza.

Por Teca Machado

By |2019-07-25T17:06:58-03:0025 de julho de 2019|

Um Comentário

  1. Miriam 27 de julho de 2019 em 12:50 - Responder

    Parabéns Tia , muito sucesso Te amooo ❤️❤️

Deixar Um Comentário