Case de Sucesso: Giovana Silveira Santos Ladeira

//Case de Sucesso: Giovana Silveira Santos Ladeira
Giovana foi entrevistada pela TV Brasil sobre seu livro e sobre literatura.

Os astros nos céus sempre fascinaram poetas, músicos, filósofos e, claro, escritores. Muito já foi cantado e contado sobre o sol, a lua e os planetas. E Giovana Silveira Santos Ladeira não é exceção. A autora, que faz parte dos profissionais que escolheram a Editora Albatroz como a sua casa editorial, publicou Lenda da Lua em 2017, quando tinha apenas 10 anos.

O livro, como o próprio título já diz, é a história de como a Lua e o Sol surgiram no céu. Desde pequena Luna teve que lidar com uma lei da cidade onde morava que dizia que não se podia repetir os nomes. Por exemplo, se uma pessoa se chamasse Carolina, mais ninguém podia ser chamado dessa maneira. E a partir disso várias complicações são geradas em sua vida, que ficou muito melhor depois que conhece Solineu. Essa é uma história fantástica de como o amor à primeira vista pode se tornar um amor de longa data, e tudo baseado na fantasia infantil. A única certeza que temos é que Luna e Solineu viraram a luz do mundo.

Um dos aspectos mais interessantes de Lenda da Lua é ser contado pela perspectiva de uma menina de oito anos, que é a narradora. Segundo Giovana, essa é a era a idade que tinha na época em que escreveu a obra. “Eu já tinha criado uma história na cabeça, que contei para a minha mãe. Então ela me incentivou a escrever o livro. E assim o título surgiu dessa conversa com ela”.

Apesar de ter muita afinidade com o mundo da leitura, a autora ainda conta que no início foi difícil, “pois parecia que o livro não iria sair”. Mas com o tempo e muita dedicação, todas as ideias foram surgindo, a história se encaixando e a obra, enfim ficou pronta.

Escritora mirim

A escritora, apesar de muito jovem, produz desde bem novinha. “Tanto que escrevi Lenda da Lua com apenas oito anos”, salienta. E, segundo Giovana, certamente não será o único livro que vai lançar. “Amo tudo que se refere à literatura: ler, escrever e contar histórias”, comenta.

A autora mirim já ganhou alguns prêmios literários na categoria estudantil. Ela explica que concorreu com alguns contos que já escreveu e todos foram premiados com a primeira colocação. “No primeiro eu estava competindo com todos os alunos da mesma série que eu, de todas as unidades da minha escola, que fica no Rio de Janeiro. E no último já competi com todas as séries, também concorrendo com todas as unidades, e fiquei em primeiro lugar”.

Giovana sempre teve muito apoio da mãe, Michele, e foi ela quem procurou editoras para concretizar o desejo de publicação de Lenda da Lua. A escritora comenta que sabe que a mãe escolheu a Editora Albatroz por essa ter passado maior confiança a ela. Lenda da Lua tem um trabalho lindo de edição, muito colorido, com ilustrações delicadas e que conversam de forma muito fluida com a obra.

E você, quer conhecer a história da Luna e do Solineu? Veja aqui esse e muitos outros livros da Editora Albatroz.

Por Teca Machado

By |2020-02-17T14:44:44-03:0017 de fevereiro de 2020|

Deixar Um Comentário