Coisas que todo mundo deveria saber antes de escrever um livro

/, Como Publicar/Coisas que todo mundo deveria saber antes de escrever um livro

Coisas que todo mundo deveria saber antes de escrever um livro blog coisas que todo mundo deveria saber antes de escrever um livro

Está pensando em escrever um livro? Quer ver suas histórias lidas por pessoas de várias partes do país e seu nome estampados em revistas e notícias? Este é um sonho de várias pessoas e se você quer mesmo realizá-lo, deve se preparar para obter um bom resultado.

Além da vontade, da disciplina, das horas dedicadas à sua obra, a publicação de um livro pede mais, muito mais. É necessário estar preparado para divulgá-lo, para encantar o leitor e saber realmente o que quer. Para quem você vai escrever e publicar o seu livro?

Qual o seu público-alvo? Para quem você vai escrever um livro?

Esta parece uma pergunta estranha, mas é de suma importância para que a capa, a forma de divulgar e até a sua interação nas redes sociais possa ser direcionada para que a sua obra atinja o seu público. Para quem você quer escrever?

Há pessoas que querem contar a história da sua família, para que os dados fiquem disponíveis para as próximas gerações. Nestes casos, a divulgação acaba sendo mais entre parentes e amigos. É possível optar por uma tiragem menor de exemplares.

Outras, querem ter sucesso e conquistar o público infantil. Para esses autores, ter um bom relacionamento nas redes sociais, participar de grupos que tenham como temas crianças e criar uma página no Facebook para escrever para elas pode ser um bom começo.

Com isso, você pode notar como é importante saber para quem e o que você quer escrever. Essas respostas servirão até para o seu planejamento financeiro.

Você precisa se planejar financeiramente

Depois de definir exatamente o que você quer ao escrever um livro, é hora de se planejar e fazer uma reserva financeira.

Pessoas que querem apenas ter uma obra para a família, precisam apenas realizar uma cotação de preço com uma editora que faça tiragens menores.

Já para escritores que pretendem vender e alcançar o grande público, é necessário ter um valor maior guardado. Afinal, além da editora, você terá gastos como o com lançamento do livro e assessoria de imprensa. Você está financeiramente preparado para isso?

Há muitos escritores que terminam a obra, esquecem do planejamento financeiro e acabam levando muitos anos para fazer a publicação. Por isso, é preciso pensar nisso antes mesmo de começar a escrever.

Você é o maior responsável pelo sucesso da sua obra

Claro que contar com uma editora boa e que ofereça todo o suporte necessário de diagramação, confecção de capa, entre outros, é extremamente necessário, mas o sucesso do livro depende de você.

Além do texto bom, da capa atrativa e publicação perfeita, é necessário divulgar. Como você fará isso?

A editora vai ajudar, a assessoria de imprensa também, mas ter uma presença marcante nas redes sociais, adquirir seguidores, já ter uma página no Facebook, um perfil no Twitter e ser ativo no Instagram, pode começar mesmo antes das primeira linhas serem escritas.

As redes sociais são formas eficazes e praticamente sem custos para a divulgação de um livro. Por isso, se você quer ter sucesso como escritor, comece tento montando essa estrutura de divulgação pelas redes sociais. Ter um blog com pelo menos um post por semana também ajuda muito. Fique atento!

Gostou das dicas? Você já tinha pensado nestes pontos antes de começar a escrever o seu livro? Conte pra gente nos comentários!

By |2018-08-06T22:02:30+00:007 de agosto de 2018|

4 Comments

  1. Roberto 15 de agosto de 2018 em 17:12 - Responder

    Obrigado pela dica,já tenho todas as redes sociais,agora só falta o meu blog.

  2. Francisco de Paiva 12 de agosto de 2018 em 20:37 - Responder

    Para a editora albatroz agradeço pela lembrança do dia dos pais. Tenho material com 270.000 caracteres de Versos poesias e poemas cristão sendo que Pretendo fazer um livro,no momento estou sem condições de pagar pelo mesmo,preciso fazer um livro gratuito. Se for do interesse de vocês mandarei material sem mais eu agradeço.

  3. Gilberto Pizarro 10 de agosto de 2018 em 08:46 - Responder

    As dicas são excelentes, mas falta para amadorismo das obras uma divulgação específica da editora, ou seja se programar mais no lançamento de modo nacional, através do relacionamento específico com lojas e bibliotecas. Talvez uma empresa de divulgação associada ou outra forma a ser criada coletiva. A participação conjunta é importante.

  4. Maria Lília Astori Zanuncio 9 de agosto de 2018 em 13:21 - Responder

    Obrigada pelas dicas . O conteúdo foi muito importante para mim.

Deixar Um Comentário