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Sempre falamos sobre criar estratégias para a promoção e divulgação do seu livro. E muita gente pode ficar com medo por acreditar que fazer marketing é extremamente difícil e que é preciso ser um profissional graduado na área para fazer acontecer.

 

Mas posso te contar uma coisa?

 

Com a internet temos a disposição um mundo de conhecimento literalmente na palma das mãos.

 

É possível pesquisar, estudar e aprender por meio de muitos profissionais que publicam seu conteúdo de forma gratuita ou mesmo paga, mas em valores acessíveis.

 

Mas se tem algo que é o básico do marketing para escritores é o seguinte:

 

Educar, inspirar e entreter.

 

Amy Porterfield, especialista em marketing on line, acredita que ao criar conteúdo sobre o seu produto, marca ou seu serviço é preciso fazer esses três itens para destinatário da mensagem.

 

Educar: É ensinar algo novo ou dar alguma informação que o público não sabia.

Inspirar: Ser um motivo de inspiração e motivação para o público.

Entreter: Divertir e fazer o público se sentir bem, até porque estamos falando sobre literatura, algo que tem em seu DNA entretenimento.

 

A especialista ressalta que é preciso criar ligações genuínas com as pessoas, fazer com que ao consumir seu conteúdo elas sintam-se melhores do que antes de terem acesso a ele. Segundo Amy, quando esses três aspectos são unidos, o seu público vai se tornar engajado e, assim, estar próximo a você e mais propício a comprar e aceitar o que você tem a oferecer, pois confia em você e no seu produto.

 

E ao fazer esses três pontos é preciso ser criativo, principalmente porque todos têm acesso a muito conteúdo. Isso é bom porque é mais democrático e as pessoas conseguem aprender e têm mais contato com o conhecimento. Mas ao mesmo tempo é mais difícil se sobressair em meio a tanta gente produzindo tanta coisa boa. Por isso a criatividade é essencial.

 

Desse modo, aproveite que a literatura é uma área em que é possível “brincar” com o conteúdo, ser flexível com a realidade, e crie estratégicas que pensem totalmente fora da caixa. Entretanto, não se esqueça de fazer isso pensando sempre no seu público-alvo. Afinal, de que adianta usar técnicas refinadas e criar uma campanha incrível se ela não acertar justamente aqueles que deveriam ser o objetivo?

 

Então eduque, inspire e entretenha.

 

 

Por Teca Machado