Todo escritor já passou por aquela fase em que não consegue escrever nada. Apesar de ter inúmeras ideias nada sai quando colocadas em prática. Isso é conhecido com bloqueio criativo, que ocorre geralmente quando você está com a mente cheia, cansada e incapaz de organizar as ideias. Nesse momento é natural que se tenha pouca paciência para esperar as fluírem por si só. O tempo de bloqueio criativo varia de pessoa para pessoa. Porém existem algumas pequenas técnicas que auxiliam a melhorar esse período.
Relaxar é a palavra de ordem
Durante uma fase de bloqueio criativo é comum que você fique muito ansioso, afinal você pode ter prazos a cumprir e quanto mais eles se aproximam, mais você quer uma solução. Porém a ansiedade só atrapalha você precisa relaxar, esquecer um pouco do trabalho e ter espaço para descansar corpo e mente. Tire algo em torno de 30 a 40 minutos do seu dia para dedicar ao planejamento das ideias e para o descanso mental, da melhor forma para você, mas de preferência longe do computador, pra não lembrar do trabalho. Outra forma de relaxar é por meio da meditação, 10 minutos por dia podem ser revigorantes, limpe a sua mente das obrigações diárias e pense apenas em coisas que te deixem relaxado.
Mude de ambiente
A maioria dos escritores têm a sorte de poder trabalhar de qualquer lugar, claro que quando digo qualquer lugar, ele deve ser no mínimo um local calma que te permita concentrar. Mas se você está com bloqueio criativo procurar novos ares pode lhe ser inspirador. Saia de casa e vá trabalhar em um café, em uma praça ou qualquer lugar que você consiga se sentir bem.
Depois de mudar o ambiente de trabalho tente escrever sobre qualquer coisa, não precisa ser para um trabalho específico, escreva sobre as crianças brincando no parque, ou sobre o casal apaixonado à sua frente. Qualquer coisa pode virar uma história e o ajudar a acabar com o bloqueio criativo. Escrevas palavras da forma que elas vêm até a sua mente, não se preocupe se está ficando bom ou ruim, ninguém além de você precisar ver este texto, ele serve apenas como um exercício para que você volte a ter confiança em sua escrita e se sinta criativo de novo. Quem sabe no fim das contas sai uma bela história?
Busque pela criatividade
Tenha um caderno de anotações sempre ao seu alcance e vá escrevendo sobre tudo, mesmo que apenas uma palavra ou várias frases. As boas ideias aparecem quando menos esperamos e pode ser que depois você não lembre mais delas, por isso rabisque onde conseguir, se não estiver com o seu caderno utilize um guardanapo ou qualquer pedaço de papel que esteja de fácil alcance.
Uma outra maneira de procurar inspiração para escrever é lendo textos de outras pessoas e vendo o modo como elas escrevem, não fique comparando os estilos de escrita, apenas desfrute das palavras e das histórias. Assistir filmes, séries ou ir a apresentações de teatro é outra forma de estimular a sua criatividade.
O bloqueio criativo não é nenhuma doença, é apenas uma fase e como tal irá passar, com essas dicas pode ser que você consiga lhe dar melhor com esse momento.
Deixar um comentário