Imagem: Pixabay

O que escrita e autoridade têm a ver? Tudo.

Desde muito pequenos somos ensinados a respeitar e a confiar em figuras de autoridade, como professores, pais, policiais, médicos e outros. A ideia é saber que há pessoas que têm mais conhecimento sobre determinado assunto, profissionais que dominam certos temas mais do que nós. E isso é levado conosco por toda a vida e pode ser aplicado com sucesso no marketing, principalmente no digital.

Por exemplo: Você já percebeu que nas propagandas de pasta de dente muitas vezes falam “9 a cada 10 dentistas recomendam”? Isso é autoridade. Se o dentista, que estudou anos e trabalha diariamente com isso, me recomenda, teoricamente eu devo acreditar nele.

E no marketing digital autoridade é o que gera mais resultados.

Segundo Érico Rocha, especialista em marketing digital, o público interage e segue pessoas importantes mais do que outras. O Google, por sua vez, ranqueia sites e páginas importantes em melhores posições que os demais. E se você está nessas páginas, será melhor ainda para a criação da sua autoridade.

Mas como um escritor pode construir autoridade online?

A primeira dica de Érico Rocha é: “Você precisa ter um site ou blog rico em conteúdo, que comprove a sua autoridade. Atenção: há uma diferença entre um conteúdo que demonstra sua experiência e um site que apenas alega que você a tem. É justamente essa distinção que lhe permitirá ganhar o respeito do público”, explica.

Outro ponto que o especialista fala é o de que o segredo não é insistir na venda, mas ensinar. E se o seu livro for mais voltado para temas mais didáticos e de conhecimento, mais fácil ainda. Mas isso não significa que obras ficcionais e de prosa não sejam válidas nesse sentido. Só será preciso encontrar uma abordagem criativa para falar sobre ela.

Érico Rocha ainda destaca que mais importante do que o que você fala de si mesmo é o que os outros falam sobre você. E um serviço oferecido pela Editora Albatroz pode ajudar muito nesse sentido. Os autores da casa podem contratar a produção de texto com conotação jornalística – ao invés de release – para ser veiculado em diversos portais de notícias do Brasil.

Esse é um serviço que não necessariamente irá te fazer vender livros ou explodir em vendas de forma instantânea, mas irá ajudar a criar autoridade para você como autor e a tornar o seu nome conhecido.

Como já dissemos várias vezes aqui no blog, construir uma carreira na literatura é um trabalho a longo prazo e é preciso entender que cada pequeno ato que o escritor faz é um passo a menos até alcançar ótimos resultados.

Por Teca Machado