Um dos principais desafios que se apresentam aos escritores, desde os iniciantes aos mais experientes, é o de conquistar e manter a atenção do leitor ao longo de todo o seu texto. Trata-se de um obstáculo que não deve ser menosprezado, pois o fracasso aqui impedirá que a mensagem que se pretende transmitir com a sua história tenha um alcance muito mais limitado do que se deseja. Para evitar esse triste destino para o seu livro, uma estratégia interessante é a de procurar conhecer as esperanças, gostos e repulsas de seu público alvo, de modo a te permitir usar uma narrativa que envolva e desperte emoções.
Conhecer a fundo a forma como o seu público alvo enxerga o mundo, entendo os seus medos e esperanças, suas paixões e preconceitos é uma forma interessante de se municiar de instrumentos para enriquecer e tornar a sua narrativa mas interessante. Isso permitirá ao autor manipular as emoções dos seus leitores ao longo do texto, e facilita a construção de caminhos inesperados ao longo da história – aumentando, assim, as chances de se criar um público cativo .
Reviravoltas, como a de um “homem que descobre um diário de sua esposa, e, ao lê-lo, vê que a opinião dela sobre si é totalmente diferente do que ele julgava”, apimentam a história narrada, e traz mais “humanidade” para a mesma. Aqui não existe fórmula mágica, nem roteiros pré-estabelecidos. É a sua capacidade de estabelecer uma empatia com os leitores com quem você pretende dialogar que definirá se o seu livro será interessante e polêmico.
Deixar um comentário