Você seguiu todos os passos que um bom escritor deve para conseguir escrever e publicar seu livro. Foram meses de trabalho árduo até você ver, página por página, o seu tão sonhado livro em suas mãos. Mas e agora? O que fazer para alavancar suas vendas e ter o retorno da tão merecida dedicação empenhada? Bem, você pode contratar um agente, ele é capacitado para fazer o seu livro circular nos mais diferentes meios de divulgação que o seu livro deve estar. Mas também existe outro meio: apostar na divulgação online. Hoje existem também agências que lidam diretamente com a publicidade na internet.
Redes Sociais
Quando se fala em divulgação online é impossível não lembrar do Facebook, Twitter, Instagram, e alguns outros. Então nada mais justo do que promover seu livro através deles. O Facebook conta com um sistema de anúncios próprio, o Facebook Ads, que é muito eficaz na promoção de seu livro. Você pode criar também uma página sua ou da sua obra, para promover suas vendas. No Twitter e Instagram, aproveite as hashtags ao máximo para a promoção do seu trabalho.
Envie para a imprensa
Uma das melhores maneiras de divulgar seu livro sem sair de casa é investir na divulgação dele para jornalistas e formadores de opinião através de e-mail. Por isso, você pode fazer um release sobre o enredo e enviá-lo para esses contatos. O ideal é que você reúna contatos de rádios, jornais, TVs, sites e blogs sobre o assunto. Se o seu livro for mais regional, pesquise contatos de cerca 10 cidades na sua região. Caso contrário, você é livre para escolher com quem compartilhar sua obra. Outra dica é enviar esse release para nichos relacionados ao conteúdo de seu livro. Assim as chances são ainda maiores. Você pode, inclusive, criar um newsletter e compartilhar conteúdos posteriores sobre seu livro como clubes de leitura e promoções, por exemplo.
Um blog vai te ajudar muito
Você também pode gerar conteúdo a partir da sua história e hospedá-los em um blog. Nele você postará artigos curtos sobre o livro, podendo relacioná-los a assuntos atuais que serão atrativos para os leitores do blog. Já é meio caminho andado para uma compra. Se preferir, você pode escrever sobre assuntos diversos sem um vínculo tão grande com o livro em questão, mas não se esqueça de mencioná-lo. É importante que seu blog tenha certa rotatividade, com postagens pelo menos uma vez por semana, em dias já definidos. Isso irá fidelizar seu leitor.
Parece balela, mas sorteios funcionam
Não há divulgação sem investimento seu obviamente. Por isso, fazer parcerias com sites é uma boa pedida. Você pode fornecer alguns exemplares para sorteios em sites e blogs especializados em promover obras para leitores. Lembre-se disso. Afinal, você procura por leitores e não escritores. Por isso é importante divulgar seu trabalho em sites voltados para esse público. Existem muitos escritores que pecam quanto a isso e acabam divulgando seus trabalhos para tantos outros escritores que buscam a mesma coisa: vender seus livros.
Já ouviu falar do Book trailer
Sobrou algum dinheiro para investir? Uma alternativa a mais é o Book Trailer. Contrate um bom editor para criar um vídeo curto sobre o seu livro. Divulgue esse vídeo junto com o material no maior número de portais que puder. Isso também irá ajudar seu livro a circular.
– Leia também: 7 motivos para você não desistir de publicar seu livro.
Não esqueça de que a pior parte já passou: conseguir a publicação. Agora é necessária certa paciência para que os resultados de divulgação cheguem. Acredite, com uma boa campanha de divulgação eles irão chegar. Mantenha-se focado e não desista.
Leny, escrever direito é algo relativo. Lembre-se da fala do Xizão no filme Salve Geral: “escreve aí nós vai”. Isso foi a resposta dele ao seu interlocutor que escrevia uma carta por ele. O interlocutor tentava corrigi-lo, dizendo: “o certo é nós vamos”. O argumento de Xizão foi incisivo, dizendo que quando eles tomassem o poder, a língua falada e escrita seria a deles e não mais a da elite. Obrigado por ter ousado a escrever, mesmo com tantos narizes torcidos para quem não escreve conforme a gramática da elite.
Dicas importantes para quem, como eu, busca um lugar ao sol no mundo literário. Agradeço e pergunto: Posso divulgar meus livros por aqui?
Eu nem sei escrever direito, mais como o sonho é maior que a dificuldade, Escrevi esse livro aqui: https://www.clubedeautores.com.br/ptbr/book/266197–Petala
No ano 2002 recebi a notícia que estava com câncer, e internado no hospital de Bonsucesso no Rio de Janeiro, resolvi mudar a minha história, me convertendo ao evangelho. E certo da decisão tomada, escrevi o primeiro livro. Hoje apresento a sexta obra: Sinais dos últimos Dias.
Interessante.