Você já escutou a expressão “julgar o livro pela capa”, certo? E com certeza já colocou isso em prática: comprou um livro que não conhecia porque gostou do que viu. Mas além da capa, que é um ponto muito importante para chamar a atenção dos leitores, temos outro aspecto fundamental, que é responsável até mesmo por parte das suas vendas: o título.
Um título criativo, inteligente e diferente pode ser o diferencial na hora de um leitor potencial escolher a sua obra e não a de outro escritor. Ele pode te aproximar do público que você deseja atingir. E isso vale para todos os gêneros, ficção, thriller, romance e autoajuda, até mesmo para livros didáticos e científicos, que não focam tanto no título e tem um nicho de leitores muito específico.
Criar o nome da sua história às vezes é muito natural. Alguns autores têm o título antes mesmo de escreverem o livro. Em outros casos mesmo após o fim da revisão o nome ainda não surgiu. Mas aqui vão algumas dicas para te ajudar a encontrar aquele que vai combinar com a sua obra.
Menos é mais
Tente simplificar. Nesse caso menos é mais. Sempre. Não escolha títulos rebuscados, extensos e complexos, mesmo que seja um conteúdo técnico ou teórico. Não precisa entregar logo de cara a sinopse do livro inteiro no nome. Um recurso que pode te ajudar é o uso de subtítulos, mais explicativos, ou mesmo chamadas, uma frase interessante que irá seduzir o leitor.
Dê preferência para títulos intrigantes e curtos, que digam algo nas entrelinhas, mas ao mesmo tempo deixem o leitor curioso. Juntamente com a capa ele pode ser o diferencial, o que irá fazer o leitor tirar o seu livro da prateleira. Se são palavras que juntas se tornam engenhosas, criativas e inventivas, melhor ainda. Mas lembre-se sempre que é preciso pensar no seu público-alvo. Da maneira que a história precisa refletir quem irá ler, com o título acontece a mesma coisa.
Gaste tempo pensando no título. Ele demanda esforço, muitas vezes até mesmo pesquisa, e não é algo mágico que irá aparecer do nada na sua mente (mas às vezes isso acontece). Leve em conta o conteúdo e seu público e gaste algumas horas, ou mesmo dias, pensando no assunto. Pense em várias opções, faça uma enquete com as pessoas próximas a você, peça a opinião de outros escritores.
E não se preocupe se o livro está quase pronto, editado e revisado e você ainda não tem o título ou está satisfeito com ele. Ele é um ponto que você pode alterar até quase o último momento.
Veja mais dicas no Facebook da Editora Albatroz: https://www.facebook.com/editoraalbatroz/
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/editora.albatroz/
Já conhece o nosso canal no Youtube? Assista os vídeos e se inscreva: https://www.youtube.com/channel/UCP526fm6DnjEJfwK1bW6CiQ
Veja nossas obras já publicadas em: https://editoraalbatroz.com.br/nossas-publicacoes/
Faça o seu orçamento: https://editoraalbatroz.com.br/publique-conosco-3/
Deixar um comentário