Como escrever um livro? Veja dicas e comece agora

//Como escrever um livro? Veja dicas e comece agora

editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livroVocê é muito criativo, adora ler, contar histórias para as crianças e gostaria de se tornar escritor? Então está no lugar certo, pois irá conhecer detalhes para entender como escrever um livro. Assim, poderá realizar o sonho de ver as suas histórias saírem do rascunho e se tornarem uma bela obra.

De quebra, ainda poderá lucrar com a sua imaginação e se destacar como autor de livros. Se a criatividade não é o seu forte, mas você é especialista em alguma área, uma alternativa é usar seus conhecimentos para publicar um livro. O que acha?

Seja qual for a sua ideia, alguns passos todos os escritores precisam seguir. Quer saber quais? Então siga a leitura e veja como escrever um livro!

Como escrever um livro? Comece definindo o que quer

Sobre o que você quer escrever? Poesias? Contos? Um livro infantil? Essa é a primeira decisão que precisa tomar antes de começar a estruturar a sua obra. Afinal, para conseguir concluir desafios, como escrever um livro, é preciso foco.

Se você tem muitas ideias na cabeça e cada uma delas levaria a um resultado diferente, a dica é ler. Por exemplo, se está em dúvidas entre contos e uma narrativa mais longa, leia alguns livros, pesquise mais sobre os estilos de texto e veja qual mais o atrai.

Uma das formas de escolher o que escrever, é pensando em quem você quer que leia. Pesquisar sobre o seu público-alvo ajudará tanto a descobrir o estilo de leitura que o atrai, quanto a temática. Tente!

Já sabe o que quer? Então comece a escrever o seu livro!

Depois de ter decidido o que quer, chega a hora de começar a escrever. O início pode parecer bastante complicado, mas não se desespere. Se as ideias forem tantas que você tenha dificuldade de ordená-las, anote-as.

Tenha blocos de notas, no editor de textos escolhido para a redação. Com o desenvolvimento do trabalho, você vai usar as ideias que teve. Outra dica para você, que está escrevendo o primeiro livro, é fazer um pequeno resumo da sua ideia. Em dois ou três parágrafos, conte como começa e como terminará a obra.

Isso irá ajudar a focar no rumo que a sua narrativa deve tomar. Enquanto escreve, é comum que novas ideias vão surgindo, e o desenrolar da obra torne-se mais fácil.

Outro ponto que provavelmente você vai notar, é que com o desenrolar da sua escrita, os textos ficarão melhores do que o no início. Não se preocupe com isso, pois é perfeitamente normal. Escreva e, sempre que necessário for, lembre-se que mesmo depois de quase pronta, poderá voltar e lapidar as linhas que não ficaram tão boas quanto você desejava. Não se preocupe!

Além disso, não se esqueça de que mesmo você tendo feito um resumo, que foi indicado nas primeiras linhas desse post sobre como escrever um livro, é possível mudar! Se no meio da escrita você tiver uma ideia melhor para o desenrolar da trama, por que não usá-la? Seja flexível!

Como escrever um livro? Faça um planejamento

No tópico anterior falamos sobre flexibilidade e ela pode ser usada já aqui. Você fez um resumo da história e até começou a desenhar as primeiras linhas, não é? E como não se perder em todo esse processo?

Um livro tem muitas páginas, diversos personagens. E se algo faltar? Para evitar que isso aconteça, é importante fazer um planejamento. Escreva um esqueleto da história, com os personagens, as interações entre eles e os grandes momentos que viverão durante a narrativa.

Isso será útil durante a escrita, para manter a coerência do seu livro e para ter a certeza de que os personagens não foram esquecidos no meio da história. Porém, se tiver ideias novas ou precisar aumentar o número de personagens, não exite em fazê-lo. Apenas anote em seu planejamento a alteração feita.

Construa os seus personagens

Tão importante quanto saber o destino dos seus personagens, é construir as suas caraterísticas. Aqui estamos falando, primeiramente, na personalidade deles. Para que eles se encaixem na sua história, precisam de algumas características. Liste-as e aproveite para dar nome a cada um.

Essas características e a importância dos personagens também devem ser transmitidas ao leitor. Lembre-se de que se forem muitos, poderá tornar a leitura mais difícil. Assim, é importante que sempre que alguém novo aparecer na trama, a personagem seja, de alguma forma, destacada. Você pode, por exemplo, citar de quem ela é parente ou até algumas características psicológicas dela. Isso ajudará o leitor na compreensão do seu livro.

Depois de ter uma ideia das características da personalidade de cada um deles, crie as formas físicas e as anote. Cor de cabelo, altura, tipo de roupas que gosta de usar, tudo isso poderá fazer parte da construção do seu personagem e, se necessário, citado na sua história.

Hora de escrever o seu livro!

Você já tem as primeiras linhas, um resumo, os personagens a ideia da história completa. Agora é hora de desenvolvê-la. Para isso, vai precisar de foco, disciplina e concentração.

Programe os horários nos quais irá se dedicar à redação da sua obra e cumpra-o. Procure um lugar tranquilo, livre de barulhos e que não seja interrompido, para aproveitar o seu tempo produzindo. Lembre-se de que para poder ver seu livro exposto em uma livraria, será necessário ter disciplina! Deixe a sua criatividade fluir e escreva a sua história.

Depois de entender como escrever um livro, é hora da revisão

Você deve estar pensando: “mas a revisão não vai ser feita na editora?”. Sim, vai. Algumas ideias serão dadas pelo profissional, mas cabe a você entender se a trama teve o resultado esperado e, claro, entregar uma obra bem redigida para a editora. Afinal, quem é o escritor?

Depois de terminar de escrever o seu livro, é importante voltar na descrição dos seus personagens. Identifique a participação de cada um deles na história e veja se tiveram um desfecho convincente.

Isso pode soar um pouco estranho, mas esse tipo de cuidado evita que um dos personagens, dentre os diversos que você abordará, fique esquecido no meio da trama. Ajuda também a identificar se ele foi transferido de um cenário para o outro sem ser feita a transição, por exemplo. Lembre-se de que na revisão é o momento em que você corrige possíveis imperfeições e melhora o seu texto.

Faça uma releitura

Releia tudo o que escreveu, mude frases, quando necessário, e evite palavras iguais escritas muito próximas. Caso existam, aposte no uso de sinônimos. Veja se não há trechos repetitivos e, caso haja, retire-los.

Se notou que alguma informação crucial para o entendimento da história não foi colocada, essa também é a hora de alterar e corrigir isso.

Depois da correção feita por você, é preciso que, antes de ele ser impresso, passe por um profissional, para evitar erros. No geral, as editoras oferecem esse trabalho. Caso na que você escolher não exista isso, contrate alguém.

Título: algo muito importante!

É impossível terminar esse roteiro de como escrever um livro, sem falar no título. Há escritores que já sabem o que vão colocar na capa da sua obra, antes mesmo de redigi-la, mas a maioria tem dificuldade em decidir como chamará o seu livro.

A ideia aqui é tornar a sua escrita atrativa e levar o leitor a querer descobrir o que há nela. Ao mesmo tempo, o título precisa ser condizente com a sua história ou com o que o seu livro está pronto para oferecer.

Outro ponto importante é o nome do livro deve permitir que seja facilmente memorizado. Assim, títulos muito longos não são indicados.

 

É interessante pedir que parentes e amigos leiam e ajudem na hora de escolher o nome do seu livro. Muitas vezes, uma pessoa que está menos envolvida com a obra do que você, e que a enxerga como um leitor e não como autor, tem ideias agradáveis. Peça ajuda!

Dicas para escritores iniciantes

Se você está pesquisando como escrever um livro, provavelmente será a sua primeira obra, correto? Entrar nesse novo mundo pode ser uma diversão, desde que você esteja preparado para trabalhar muito e focar!

Afinal, o processo de produção é longo e nem sempre a criatividade está presente em seus dias. Com isso, o trabalho pode ser bastante cansativo, mas não se preocupe. Há algumas coisas que você pode fazer para tornar os seus dias mais produtivos e conseguir finalizar a sua história. Confira as dicas e tenha foco!

●    Leia muito e observe

A inspiração e a ideia de uma história podem vir de onde você menos espera. Assim, leia bastante, assista a filmes, leia notícias, preste atenção nos lugares em que passa…. Procure sempre se informar e observar tudo o que existe ao seu redor. Isso ajudará a formar histórias.

●    Encontre o seu cantinho

Cada pessoa costuma se sentir à vontade para escrever em determinado local. Alguns conseguem um espaço dentro de casa, no qual não sejam incomodados. Outros saem e vão para a biblioteca, em busca de inspiração e concentração. Há até quem goste mesmo de escrever ao ar livre, perto da natureza. Encontre este ambiente no qual você é mais produtivo, pois ajudará a desenvolver a sua escrita.

●    Respeite o seu limite

É claro que você quer ver o livro prontinho e publicado o quanto antes, mas a tarefa não é simples. Respeite os seus limites.

Embora seja importante seguir uma rotina e ter um horário destinado para escrever o seu livro, entenda que há dias que você, naturalmente, produzirá menos. Por isso não se culpe se só conseguir redigir uma ou duas páginas. Isso é comum e acontece com todo mundo.

●    Faça pausas

Todo mundo precisa de momentos de distração e você não é diferente. Se você não conseguiu render na escrita por um dia, tudo bem, mas se isso está acontecendo durante muito tempo, pode ser que esteja precisando de descanso.

Faça uma pequena pausa, de um ou dois dias. Vá a um lugar que gosta, visite alguém ou saia de casa para ir ao cinema. Sair da rotina ajudará a ter a criatividade ao seu lado novamente.

●    Evite distrações na hora do trabalho

Ao mesmo tempo em que pausas e descanso são necessárias, é preciso ficar longe de distrações enquanto escreve, pois isso também poderá atrapalhar no processo criativo. Por isso, tire o som do celular, saia da redes sociais e peça para que ninguém, que mora com você, o chame enquanto escreve. Isso é essencial para que você aproveite o tempo e progrida na sua narrativa.

Se o seu lugar preferido para escrever não permitir que se concentre, pode ser bom mudar de local. Saia, procure um ambiente novo por uns dias, isso ajudará a não atrasar a sua programação.

●    Você terá muito trabalho depois que terminar de escrever o seu livro

Algo que muita pessoas que estão começando não sabem, é que o fato de ter escrito o livro todo não faz com que o trabalho tenha chegado ao fim. Depois de tudo, é preciso buscar um editora, decidir sobre a capa, número de livros publicados, como direcioná-los para a venda e claro, fazer a divulgação!

Um evento de lançamento pode ser uma boa escolha, bem como focar da divulgação online. Esteja preparado para tudo isso!

●    Prepare-se para desafios

Não seja você mais um que vai encompridar a lista das pessoas que procuraram saber como escrever um livro, começaram e nunca terminaram. Sim, os desafios serão grandes, mas você está pronto para vencê-los! Não desista!

Lembre-se de que as dificuldades e até a falta de criatividade são coisas comuns e perfeitamente normais, até mesmo para os escritores mais experientes. Quando isso acontecer com você, apenas dê um tempo, mas não deixe de escrever.

A editora Albatroz está pronta para atender escritores iniciantes e ajudá-los em todas as etapas da sua publicação. A nossa ideia é deixar todo esse processo mais simples e menos estressante para você. Por isso, contamos com o serviço de revisão, diagramação, capista, entre outros, essenciais para que o seu livro fique como você sempre sonhou.

Além de termos toda a estrutura que você vai precisar para a publicação, oferecemos um blog, cheio de dicas. Clique aqui para ver outros textos que poderão ajudar você e tirar qualquer dúvida que ainda tenha sobre como escrever um livro!

By |2019-01-19T18:32:04+00:004 de setembro de 2018|

Um Comentário

  1. Camila 5 de setembro de 2018 em 20:17 - Responder

    Dicas valiosas até pra quem já é escritor profissional. Ajudou muito! Gratidão!

Deixar Um Comentário