Como escrever uma boa sinopse

//Como escrever uma boa sinopse

Crédito imagem: PixaBay

Tenho certeza de que você já comprou um livro que não conhecia depois de ler uma sinopse interessante. Assim como a capa chama a atenção (a verdade é que todo mundo julga o livro pela capa!), aquele textinho que conta um pouco da história é um grande chamariz de leitores. Uma pessoa pode – ou não – comprar a obra depois de ler a sinopse. E não só leitores, mas editoras e agentes muitas vezes se interessam a ler um manuscrito completo apenas depois de ler a sinopse.

 

Mas algo que quase 100% dos autores concordam é que é extremamente difícil escrever esse pequeno texto que deve resumir o enredo e mostrar seus pontos-chave, ser interessante ao mesmo tempo que não revela grandes reviravoltas da trama.

 

Pensando nisso, trago hoje algumas dicas de como escrever uma sinopse:

 

1- É um resumo. Mas nem tanto.

 

A sinopse não está lá para ser um resumo geral da história e nem para contar as reviravoltas. Ela serve para ambientar o leitor e para que ele entenda de que gênero é o livro, qual a época em que se passa, o objetivo da obra e pontos importantes da trama e mesmo conflitos.

 

2- Terceira pessoa

 

Mesmo que o livro não seja narrado em terceira pessoa, é sempre bom que a sinopse seja escrita dessa maneira. O ideal é que os eventos na contracapa e orelha da obra sejam contadas por uma pessoa “de fora” do enredo.

 

3- Personagens

 

É importante deixar claro quem são os personagens principais para que o leitor possa já se identificar com eles e saber se aquele livro realmente lhe interessa. Como disse nesse post, é importante criar bons personagens, porque isso pode arruinar sua história.

4- Gênero

 

Numa sinopse deve ficar muito claro para o leitor qual é o gênero do livro, se é uma prosa, um conto (ou vários), uma novela, uma ficção, uma história baseada em fatos reais, um livro técnico. Mesmo que o livro seja longo, a sinopse não precisa ser longa. Encontre o tamanho ideal, nem muito grande e nem curto demais.

 

5- Peça feedback

 

Peça para outras pessoas lerem a sinopse: Para quem já leu seu livro, para quem não leu, para profissionais da área (como revisores e editores), para quem gosta de ler, para amigos, para familiares, enfim. Pergunte se eles teriam interesse em ler uma obra com essa sinopse. Muitas vezes estamos tão imersos na história que não conseguimos ver objetivamente alguns problemas, por isso é importante ter feedback de outras pessoas.

 

Por Teca Machado

By |2021-11-12T12:00:10-03:0012 de novembro de 2021|

Deixar Um Comentário