Conseguir um agente é o sonho da maioria dos escritores que já conhecem bem o mercado editorial, porque é por meio deles que muitas portas são abertas, principalmente de editoras. Mas chamar a atenção deles não é fácil, afina, todos os outros autores estão fazendo o mesmo. Paula Munier é uma agente literária e autora best-seller do USA Today da série de mistérios Mercy Carr, sem tradução por aqui.

 

Recentemente, ela criou uma lista com seis maneiras de garantir que sua história se destaque – no bom sentido. Maneiras que podem ajudá-lo a passar pelos porteiros e entrar nas livrarias.

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

1- Aposte alto ou vá para casa: ideia de história

 

A ideia da história/série em si precisa ser diferente da competição. E você precisa ser capaz de articular essa diferença. Como em Tubarão, Jurassic Park, Wicked, Moneyball, Perdido em Marte, Orgulho e Preconceito e Zumbis, até mesmo Serpentes a Bordo. Ou estes dois best-sellers recentes do New York Times:

 

A Camareira, de Nita Prose

 

Uma empregada com autismo e que se esconde embaixo da cama de hóspedes uma vez por semana se vê envolvida em um assassinato no luxuoso hotel londrino onde trabalha.

 

Razorblade Tears, de S. A. Cosby (Sem tradução para o português)

 

Um pai negro e um pai branco se unem para vingar o assassinato de seus filhos gays casados ​​– filhos que não foram totalmente aceitos enquanto estavam vivos.

 

Apenas a partir dessas pequenas sinopses, você pode ver por que essas histórias estão encontrando uma audiência.

 

2- Aposte alto ou vá para casa: pontos da trama

 

Não basta que a ideia da história seja grande. Seus pontos de enredo também precisam ser grandes. Certifique-se de que cada um de seus pontos de enredo – as grandes cenas de seu romance, do incidente ao clímax – sejam dignos do nome. Ordenhe o drama, o conflito, o cenário em cada passo significativo na jornada do seu protagonista.

 

3- Reforce o sex appeal

 

E não estou falando de cenas de sexo aqui. Estou falando das coisas sexy e dignas de publicidade da sua história. Você pode criar isso em:

 

Configurações dramáticas – pergunte a si mesmo se as pessoas iriam querer ir aonde as suas cenas se passam.

 

Pessoas da vida real — como Jess Walter fez com Elizabeth Taylor e Richard Burton em A Bela Americana.

 

Elementos exagerados da trama arrancados das manchetes – pense em Jodi Picoult.

 

4- Nomeie o superpoder do seu protagonista

 

Os melhores protagonistas têm superpoderes, ou seja, algo que os diferencia de seus personagens comuns. Eles não precisam voar mais rápido do que uma bala, mas devem ter alguma qualidade, habilidade ou talento que os tornem mais inteligentes, mais corajosos, mais sábios, algo mais do que o resto de nós.

 

5- Emocione! Emocione! Emocione!

 

Os leitores leem para sentir alguma coisa. Então comece a evocar a emoção logo na primeira página e continue o drama. Pense na última história que fez você rir alto, chorar lágrimas feias, dormir com as luzes acesas. Faça isso.

 

6- Vá com tudo!

 

Como agente, acho que a coisa mais difícil de vender é uma história que é um pouco disso e um pouco daquilo. Se você está escrevendo um thriller, faça dele a mãe de todos os thrillers. Se você está escrevendo fantasia, dê-nos um mundo que nunca vimos antes e um herói que deve encontrar seu caminho por esse mundo com seu coração, mente, corpo e alma de alguma forma intactos. Se você está escrevendo romance, faça-nos nos apaixonar junto com sua heroína, parta nossos corações e junte-os novamente e quebre-os novamente antes desse final feliz. Se você está escrevendo ficção literária, faça sua prosa cantar e seus personagens sofrerem e seu enredo decolar.

 

Seja qual for o seu gênero, abrace-o inteiramente – e vá em frente!

 

Como você está diferenciando sua história da concorrência?

 

Texto de Paula Munier, traduzido.

 

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Por Teca Machado