Como funcionam clubes do livro e leituras coletivas

//Como funcionam clubes do livro e leituras coletivas

Você conhece ou participa de clubes do livro e de leituras coletivas?

 

Ler geralmente é uma atividade solitária (não no sentido ruim da palavra) e muitas vezes o leitor sente vontade de conversar com outras pessoas sobre a obra que acabou de terminar. Em vários casos não tem amigos ou familiares que compartilhem o gosto pelos livros e por isso participar de clubes do livro e de leituras coletivas é muito bom.

 

Mas, afinal, como funcionam?

 

Clube do livro

 

Um grupo de pessoas se reúne (antes presencialmente e hoje em dia em salas on line) para discutir o livro que foi escolhido como a leitura do mês. Geralmente há uma pessoa para mediar a discussão e ajudar os integrantes a se soltarem e a conversarem sobre suas percepções, experiência com a leitura e muito mais. É estipulado um tempo específico para começar e concluir a leitura, comumente um mês. Quando possível, chamam escritores para participar as discussão, assim como outros integrantes do mercado editorial.

 

Leitura coletiva

 

Nesse caso o grupo também se compromete a ler determinado livro ao mesmo tempo. Podem ser pessoas que vão fazer isso apenas especificamente com essa obra ou algo que acontece todos os meses. São feitos cronogramas relativos à quantidade de páginas a cada período de dias e metas de prazo para conclusão e discussão da leitura. Editoras e autores fazem muito uso dessa estratégia, que pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para divulgar um livro.

 

Por que participar de um clube do livro ou leitura coletiva?

 

Entre as várias vantagens está que o ato de ler se torna algo compartilhado com pessoas que têm o mesmo hábito e paixão. Nesses casos o leitor sempre vai encontrar alguém com quem debater, conversar e descobrir curiosidades sobre a obra e o autor.

 

Também entende outros pontos de vista da mesma história, tem percepções que não teve enquanto lia, porque muito da interpretação de um enredo vem da vivência pessoal, que nunca é a mesma de outra pessoa.

 

Além disso nesses ambientes conhece leitores e faz amigos, muitos dos quais em outras cidades ou países, já que o mundo on line permite essa interação mais abrangente. Da mesma forma, descobre autores diferentes, do quais você nunca tinha ouvido falar. Há clubes de leituras de gêneros específicos, o que é muito bacana para aqueles que não querem dar de cara com uma história de terror, por exemplo.

 

Dicas para autores

 

Ter sua obra lida e comentada por clubes do livro e em leituras coletivas é uma forma muito boa de divulgação. Dessa forma, o autor consegue alcançar os integrantes desses grupos além de seus conhecidos, já que geralmente a discussão e apresentação da história não fica fechada apenas entre eles.

 

E não é difícil entrar em contato com clubes do livro para pedir que o livro seja o selecionado do mês. Ofereça a leitura e, para deixar tudo mais interessante, envie brindes, sorteie exemplares, conte curiosidades, converse sobre o processo de escrita e fique disponível para participar de rodas de perguntas.

 

No caso de leituras coletivas é mais fácil ainda. É comum que o próprio autor organize um evento do tipo. Converse com pessoas interessadas em ler e discutir a obra e crie suas próprias regras, cronogramas e planilhas.

 

Conta para a gente: Participa de algum clube? Gosta de leituras coletivas?

 

Por Teca Machado

 

By |2021-04-28T17:37:47-03:0028 de abril de 2021|

Deixar Um Comentário