Como garantir a qualidade do seu livro

//Como garantir a qualidade do seu livro
Crédito imagem: Pixabay

Muitos escritores, principalmente os independentes – que não tem o suporte de profissionais do ramo de editoração -, acreditam que depois de colocar o ponto final na história ela está pronta para ganhar o mundo. Mas não é tão simples assim.

Pode parecer que a parte mais difícil de fazer um livro é escrever. Claro, é fundamental, afinal sem a escrita não existe livro, não é mesmo? Mas a publicação, mesmo que apenas on line, envolve muitos outros aspectos do que simplesmente colocar as palavras num arquivo de Word. E se você quiser apresentar aos seus leitores um produto de qualidade vai precisar investir tempo (e mesmo dinheiro, se puder) em alguns aspectos da obra.

1- Revisão

Esse é um assunto até mesmo batido aqui no blog da Albatroz, de tanto que falamos da importância da revisão. Mas é que ela é um dos pontos essenciais na publicação. Afinal, quem quer ler um livro com problemas gramaticais? Por mais que o escritor tenha um excelente português, alguns erros de concordância e outros acabam passando. Além disso, o autor já leu tanto o que escreveu que nem enxerga mais as pequenas falhas. Um revisor faz isso por você.

2- Capa e diagramação

A expressão “julgar um livro pela capa” é real e faz a diferença. Quem nunca comprou um livro que nem conhecia porque gostou da capa e da sua diagramação? E o mesmo pode ser dito do contrário: capas “feias” podem fazer com que o leitor se desinteresse pela obra. O escritor pode contratar capistas e/ou diagramadores para cuidar dessa parte do seu livro, mas hoje em dia há muitos bancos de imagens gratuitos e pagos que podem ajudar, além de tutoriais na internet de como fazer. Independente do que decidir, é importante focar na qualidade.

3- Impressão

Muitos autores optam por apenas publicar em e-book, mas no caso daqueles que fazem o livro físico, alguns cuidados devem ser tomados. Seja por meio de uma editora ou de forma independente, pesquise a qualidade do papel (gramatura, se é de pólen, se é branco, se amarela com o tempo), da tinta (ela vai apagando com o tempo?), da costura das páginas (é apenas colado ou costurado?), da imagem da capa (ficou nítida?) e outros aspectos que garantem que o livro fique bonito e seja durável.

4- Registro

É muito importante que o livro seja registrado na Biblioteca Nacional, pois desse modo seus direitos autorais ficam protegidos. É também necessário ter o ISBN (International Standart Book Number), que é um sistema que cataloga o livro internacionalmente e facilita para que seja encontrado e distribuído. Ele se torna o código de barras da obra. Esses dois itens não são obrigatórios para a publicação, mas são essenciais para que o trabalho fique mais profissional. O autor pode fazer isso sozinho, mas se contratou os serviços de uma editora ela ajuda nesse sentido.

5- Leitura crítica

Se o autor tem condições de pagar um profissional para realizar a leitura crítica da sua obra é recomendável. Ele vai analisar aspectos do livro como evolução dos personagens, ritmo da leitura, falhas cronológicas, coerência da trama, trechos confusos ou dispensáveis e mais pontos que surgirem durante a avaliação. Ele vai sugerir alterações, apontar o que precisa ser reescrito, apagado e o que mais for preciso para aumentar a qualidade da obra.

Esses são alguns dos aspectos que devem ser observados para garantir a excelência do livro. Alguns autores fazem de forma individual tudo, outros contratam profissionais para realizem cada parte e há editoras que cuidam de todo o processo, como o caso da Editora Albatroz.

Se você deseja conhecer nossos serviços, fazer um orçamento e conversar sobre a publicação do seu livro, é só entrar em contato aqui.

Por Teca Machado

By |2020-07-19T16:32:23-03:0019 de julho de 2020|

Deixar Um Comentário