Você já quis assistir a um filme depois de ter visto o trailer? Eles são uma degustação do enredo, para que o espectador se interesse e depois, quando lançado, consuma o produto. E é com esse mesmo objetivo que existe o book trailer, mas para livros.
Apesar de não serem usados com tanta frequência, nos últimos anos essa ferramenta de marketing ganhou mais adeptos. Se você colocar na busca do YouTube a palavra “book trailer” vai encontrar inúmeros exemplos, em vários níveis de profissionalismo.
Vídeos são comprovadamente um dos meios de comunicação com maior poder persuasivo, em especial quando se trata de marketing. Simples, muitos deles são curtos e dinâmicos, o que chama a atenção das pessoas. Um dos maiores benefícios do vídeo é o tom de voz. Quando ele tem apenas narração é preciso impactar não só com o som, mas também com imagens que ajudem a contar a história do book trailer.
Você pode contratar um profissional de audiovisual, para uma produção mais elaborada, ou fazer você mesmo. Há muitas ferramentas simples de edição de vídeo que podem te gerar bons resultados. E sempre que houver dúvidas, existem inúmeros tutoriais na internet que ensinam a editar e a usar a criatividade em projetos do tipo.
O que ter em mente antes de fazer meu book trailer?
Mas antes de começar o seu book trailer, você precisa ter me mente três coisas: Conhecer o seu livro, definir quem é o seu público e a melhor maneira de se comunicar com ele.
Por exemplo, se o seu livro é de suspense, fazer um vídeo com música animada e narração feliz não faz muito sentido, certo? Isso pode matar seu book trailer, assim como o interesse dos leitores na sua obra.
Geralmente quando pensamos em vídeo, automaticamente associamos a ter pessoas nas imagens. Mas o recomendado é não usar atores nesses casos. O uso de rostos coloca um limite na imaginação dos leitores. É a mesma situação de quando reclamam que o livro tem foto de pessoas na capa.
Os book trailers são vídeos de aproximadamente um minuto e meio, com roteiro, trilha sonora e imagens, animadas ou estáticas. A narração pode ser em voz ou em lettering, depende da sua necessidade.
O objetivo não é colocar um resumo da história – muito menos ter spoilers! -, e sim ter uma sinopse, uma chamada tão envolvente que as pessoas vão se sentir necessidade de ler sua história. Apresente os elementos principais para que o leitor tenha alguma noção do que esperar, tipo o gênero e seu estilo narrativo, e lance questões que só podem ser respondidas dentro do livro. Frases de efeito também são uma boa.
Book trailers são uma das estratégias para a divulgação da sua obra, mas não devem ser a única. Lembre-se que um livro de sucesso dificilmente foi divulgado de apenas uma forma e um só canal.
Por Teca Machado
Quería criar o bom tráiler do meu livro, como faço?