editora albatroz publicação como publicar seu livro meu publique seu livro como publicar meu livroO seu livro está quase pronto? Está na hora de pensar na divulgação dele, não apenas nas redes sociais, mas também em um evento físico. Já pensou em reunir amigos, familiares e futuros leitores, para que conheçam a sua obra? Gostou? Então veja como organizar uma noite de autógrafos.

Lembre-se de que você terá que cuidar dos mais diversos detalhes. Além de um local adequado, é necessário ficar atento ao horário ideal e ao dia escolhido. Você sabia que essas escolhas dependem muito do público que você quer atingir?

Quer saber mais e ver dicas de como organizar uma noite de autógrafos? Então continue a sua leitura!

Como organizar uma noite de autógrafos? Primeiro escolha a data

A primeira coisa que você precisa pensar é qual público quer atingir. Se forem pessoas adultas, ativas no mercado de trabalho, o ideal é optar por realizar o evento durante a na sexta ou sábado. Nesse período ficará mais fácil para as pessoas conseguirem estar presentes, pois não estarão no horário de trabalho mais.

Já se o seu público for universitário e você for realizar o evento perto de uma faculdade, o dia de semana pode ser uma opção melhor, visto que eles estarão entrando e saindo da instituição. Com a proximidade, ficará mais fácil prestigiarem o seu livro.

Quem escreve livros infantis, quer as crianças presentes para receberem o autógrafo, não é? Nesse caso, é preciso ter cuidado tanto com a data, quanto com o horário.

Lembre-se de que alguém terá que levar as crianças no evento. Por isso, precisará que os adultos tenham tempo, ou seja, deve preferir fazer isso em um feriado ou final de semana.

Por outro lado, é necessário pensar bem no horário escolhido. Para que os seus pequenos leitores estejam presentes, é indicado transformar a noite em tarde de autógrafos. Considere fazer a divulgação mais cedo, para que os pais se sintam mais confortáveis em levarem as crianças.

Chega a hora de escolher o local da noite de autógrafos

Depois de decidir o dia da semana e o horário aproximado no qual gostaria de realizar o evento, é preciso encontrar um bom local. Há uma livraria em sua cidade?

Esse seria o ambiente ideal. O seu livro pode ser vendido pela livraria e você ficará disponível para autografar e atender aos compradores.  Se de um lado você “aproveita” os frequentadores do estabelecimento comercial para divulgar seu livro, por outro eles atraem possíveis clientes para o local. É uma parceria que costuma dar certo.

Você também pode ver a disponibilidade de fazer isso em uma biblioteca, evento literário de sua cidade ou até confeitarias e restaurantes. Converse, explique a sua divulgação e entre em um acordo com o dono do estabelecimento.

Divulgue muito a sua noite de autógrafos

Depois da data e local, é hora de divulgar. Faça:

  • Cartazes para colocar em toda a cidade;
  • Panfletos e distribua;
  • Anúncios em redes sociais;
  • Convites por e-mail para o seu mailing;
  • Ligue para amigos;
  • Faça anúncio em rádio local;
  • Carro de som, entre outros.

Não se esqueça de informar sempre a data, o horário e o local.

Antes o evento…

Você vai precisar de uma mesa. No geral, ficará atrás dela autografando o livro e tirando fotos. Veja se no espaço há uma cadeira e uma mesa que possa usar.

Se possível, contrate um fotógrafo ou tenha um amigo que registre os momentos. É interessante também ter alguém que possa divulgar, através de uma live, a sua noite de autógrafos em suas redes sociais.

Você também precisará de alguém que venda os livros. Na livraria, o próprio vendedor o fará. Já se for realizar a noite de autógrafos em outro lugar, precisará contar com a ajuda de alguma pessoa para isso.

Para evitar esquecer o nome de um conhecido ou escrever o nome de alguém errado ao autografar, peça para que a pessoa que está vendendo anote o nome do comprador em um papel. Ela pode prender com um clips, de forma que ao abrir o livro você já encontre o nome da pessoa para a qual irá dedicar, escrito da forma correta.

Na noite de autógrafos….

  • Chegue antes;
  • Esteja disponível para tirar selfies;
  • Sorria e agradeça a presença;
  • Circule e converse com os convidados, após o período de autógrafos ser encerrado.

Ao organizar uma noite de autógrafos, você pode pensar em servir água, refrigerante, suco e até vinho, sendo o tinto para a noite e o branco para o dia. Porém, é preciso conversar isso com o dono do estabelecimento, para saber se é possível ou até para ver se ele tem algum outro protocolo para esse tipo de evento.

Gostou das dicas de como organizar uma noite de autógrafos? Quer ver mais dicas sobre o que fazer após publicar o seu livro? Visite o blog da Editora Albatroz!